Privatizações de três aeroportos deverá ser discutida em audiência pública — Rádio Senado

Privatizações de três aeroportos deverá ser discutida em audiência pública

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PODE VOTAR NA QUINTA-FEIRA A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AS PRIVATIZAÇÕES DE TRÊS AEROPORTOS. 

LOC: A SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL DEFINIU NA SEMANA PASSADA OS VALORES MÍNIMOS PARA AS CONCESSÕES DOS AEROPORTOS DE GUARULHOS, VIRACOPOS E O DE BRASÍLIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER): O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, disse em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que apesar de ser favorável à privatização, há muitas dúvidas em relação à entrega dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada. Daí a necessidade de se realizar uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado. Um estudo técnico da Secretaria de Aviação Civil, enviado para o Tribunal de Contas da União, estima que o preço mínimo para a concessão do aeroporto de Guarulhos deve ser de dois bilhões e trezentos milhões de reais. O de Viracopos, em Campinas, 521 milhões, e o de Brasília, 75 milhões. Mas Cyro Miranda quer saber o que vai acontecer com os preços cobrados dos usuários.
(CYRO MIRANDA): Nós já temos uma das tarifas mais caras do mundo. Se comparam a de aeroportos de grande nível oferecendo muito pouco. Nós temos medo que essa tarifa se não for desde já acertada num valor máximo e como ela vai ser reajustada, que isso vai encarecer ainda mais.
(REPÓRTER): Outro aspecto que preocupa Cyro Miranda é com relação à duração das concessões. Ele teme os prazos estipulados para os contratos, que variam de 20 a 30 anos.
(CYRO MIRANDA): Existe uma mudança muito grande em 20, 25 anos. De repente você fica engessado num contrato. Você tem outros tipos de necessidade, a tecnologia avança muito mais rápido, e não dá para fazer uma previsibilidade em 20, 25, 30 anos. Acho que os prazos estão longos.
(REPÓRTER): Para o senador, as concessões têm que ser muito bem explicadas, pois de nada adianta correr com um edital se depois a obra for paralisada pelo TCU ou prejudicada pela falta de clareza no projeto. Cyro Miranda disse que os convidados da audiência pública devem ser definidos na quinta-feira, dia de reunião da Comissão de Infraestrutura.
17/10/2011, 00h21 - ATUALIZADO EM 17/10/2011, 00h21
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00