Senadores acompanham preparativos para a conferência R+20 — Rádio Senado

Senadores acompanham preparativos para a conferência R+20

LOC: OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE MEIO AMBIENTE DO SENADO ACOMPANHAM OS PREPARATIVOS PARA A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, A RIO +20.

LOC: OS SENADORES FERNANDO COLLOR, RODRIGO ROLLEMBERG E CRISTOVAM BUARQUE VÃO PARTICIPAR DE MAIS UMA REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL PREPARATÓRIA DA CONFERÊNCIA DA ONU. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): A Comissão Nacional preparatória da Rio+20 é co-presidida pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Ela trabalha para articular as ações entre o governo federal, órgãos estaduais e municipais e a sociedade civil, com vistas à participação do Brasil na conferência da ONU, que acontecerá entre os dias 28 de maio a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A próxima reunião da Comissão Nacional será na quarta-feira, dia 19, em Brasília. Os senadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do PSB, que preside a Comissão de Meio Ambiente do Senado, e Cristóvam Buarque, do PDT, presidente da Subcomissão Especial Da Rio + 20, e também Fernando Collor, do PTB de Alagoas, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, representam o Senado nas reuniões preparatórias em que são discutidas as sugestões para o roteiro de debates da Conferência. Os principais temas serão a "Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza" e a "Estrutura Institucional de Governança do Desenvolvimento Sustentável". Os senadores já apresentaram aos ministros Antônio Patriota e Izabella Teixeira documento em que alertam para a necessidade de se manterem as conquistas da Rio 92. A preocupação é renovar as metas do Protocolo de Kyoto para a redução dos gases de efeito estufa além de 2012, quando termina a vigência do Protocolo. O senador Fernando Collor elogiou a postura da presidente Dilma na ONU em defesa de novas metas ambientais:
(FERNANDO COLLOR): Dilma antecipou que o Brasil vai apoiar os países em desenvolvimento nos esforços na redução das emissões, cobrou dos países desenvolvidos cumprimento de suas obrigações com novas metas no Protocolo de Kyoto para além de 2012, já que em 2012 encerra-se a vigência do Protocolo de Kyoto.
(REPÓRTER): Para o senador Collor, isso representa o engajamento político no mais alto nível do governo brasileiro com o êxito da Conferência, que celebrará os 20 anos da Rio 92.
14/10/2011, 12h20 - ATUALIZADO EM 14/10/2011, 12h20
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00