Obra promete diminuir dificuldades de abastecimento de água no CE — Rádio Senado

Obra promete diminuir dificuldades de abastecimento de água no CE

LOC: AS DIFICULDADES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA POPULAÇÃO DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ ESTÃO MAIS PERTO DE ACABAR.

LOC: UM PROJETO QUE VAI INTEGRAR AS BACIAS DO ESTADO TEVE O TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO NA SEMANA PASSADA. PARA O SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA, DO PMDB CEARENSE, A OBRA VAI MINIMIZAR O SOFRIMENTO DE HOMENS E MULHERES DO INTERIOR. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER): O projeto batizado Cinturão das Águas do Ceará está mais perto de se tornar uma realidade. A assinatura do termo de compromisso vai permitir licitar o primeiro trecho do canal com a extensão de 150 quilômetros, que vai dos municípios de Jati até Cariús. A obra terá investimento de um bilhão e meio de reais, com recursos do Estado e também do governo federal. A previsão é de que a obra esteja pronta em 2014. O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, comemorou a assinatura do termo de compromisso pelo ministro da Integração Nacional e pelo governador do Estado. Ele destacou a importância do canal principalmente para a população do interior do Estado, que hoje está sujeita a toda sorte de sofrimentos pela falta de água.
(EUNÍCIO OLIVEIRA): O cearense do interior vive em situação de extrema penúria, muitas vezes por falta de água até para beber . Essa carência o impede de produzir seu sustento, a partir de uma agricultura mínima de subsistência, tornando-o um nômade, inseguro e, muitas vezes, infeliz.
(REPÓRTER): O Cinturão das Águas pretende integrar as bacias hidrográficas cearenses no sentido leste-oeste e também na direção norte. A intenção é ligar todas os principais rios com as obras de integração do rio São Francisco. Quando estiver concluído, o Cinturão das Águas do Ceará terá a extensão de 550 quilômetros e vai garantir o abastecimento regular de água para mais de noventa por cento da população do Estado.
13/10/2011, 01h14 - ATUALIZADO EM 13/10/2011, 01h14
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00