Senadores pedem explicação sobre remoção de diretorias para SP — Rádio Senado

Senadores pedem explicação sobre remoção de diretorias para SP

LOC: A PEDIDO DA BANCADA DO DISTRITO FEDERAL NO CONGRESSO, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VAI QUESTIONAR A MUDANÇA DE DIRETORIAS DO BANCO DO BRASIL, DE BRASÍLIA PARA SÃO PAULO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, anunciou da tribuna que qualquer decisão no sentido de tirar de Brasília diretorias do Banco do Brasil terá de passar pelo governo federal. A decisão veio depois de alerta de que a instituição estaria esvaziando seus órgãos de direção na capital do País. A bancada do DF se reuniu e aprovou, entre outras medidas, pedido de informações ao Banco. Também apoiou o convite para que o presidente da instituição, Aldemir Bendine, participe de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, presidida por Rollemberg.
(RODRIGO ROLLEMBERG): Isso é inadmissível do ponto de vista político-administrativo, um desrespeito à capital da República, Brasília, porque esta é a função da cidade, de ter aqui todas as funções de direções, as áreas decisórias dos órgãos oficiais, especialmente de um banco oficial da importância do Banco do Brasil.
(REPÓRTER): O senador disse que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, garantiu que a presidente Dilma Roussef mandou paralisar a transição de diretorias de Brasília para outros estados.
(RODRIGO ROLLEMBERG): A Presidenta Dilma não admitirá essas movimentações. Mandou sustar imediatamente qualquer processo nesse sentido, solicitar informações. E disse que qualquer medida que pudesse implicar mudança de parte de diretoria, de gerências executivas e vice-presidências necessariamente teria que ser uma decisão comunicada, discutida no âmbito do Governo Federal.
(REPÓRTER): O pedido de informações inclui o local de funcionamento de cada diretoria do banco, o número de empregados em outras cidades e transferências do Distrito Federal para São Paulo e Rio de Janeiro.
07/10/2011, 04h10 - ATUALIZADO EM 07/10/2011, 04h10
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00