PSD vai oficializar pedido para participar de comissões do Senado — Rádio Senado

PSD vai oficializar pedido para participar de comissões do Senado

LOC: MAIS NOVO PARTIDO NO CONGRESSO, O PSD, VAI OFICIALIZAR NESTA SEGUNDA-FEIRA, PEDIDO PARA PARTICIPAR DAS COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO. 

LOC: OS DOIS SENADORES QUE INGRESSARAM NO PSD, KÁTIA ABREU E SÉRGIO PETECÃO, QUEREM INTEGRAR PELO MENOS QUATRO COMISSÕES, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA:

O pedido deverá ser protocolado na mesa diretora do Senado, que vai avaliar a distribuição de partidos nas comissões antes de dar uma resposta. Segundo o regimento interno da Casa, a distribuição é feita com base no tamanho das bancadas. Com dois senadores, Kátia Abreu, do Tocantins e Sérgio Petecão, do Acre, a bancada do PSD se iguala à do PSOL e do PCdoB - e será maior que outros partidos como PV, PRB e PSC, que têm um representante no Senado cada. Entre as comissões que estão na mira do PSD estão a de Constituição e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e a de Agricultura e Reforma Agrária. Até o mês passado, Kátia Abreu que deixou o Democratas, era vice-presidente da Comissão de Meio ambiente. Já o senador Sérgio Petecão, quando senador do PMN, era titular na CCJ e da Comissão de Direitos Humanos. A senadora Kátia Abreu contabiliza que a nova legenda contará com 50 deputados federais, seis vice-governadores, dois senadores, dois governadores e centenas de vereadores, prefeitos e deputados estaduais. Ela anunciou que a primeira proposta do PSD será a eleição de uma assembléia nacional constituinte em 2014.
(KÁTIA ABREU): com parlamentares constituintes exclusivos para concluírem seu trabalho revisional em 2 anos, para se debruçarem apenas na constituição federal, ocupando-se das nossas tão esperadas reformas que o Brasil precisa.
(REPÓRTER): O PSD obteve o registro definitivo perante o Tribunal Superior Eleitoral no final de setembro. Mas o nome PSD já é antigo na história política brasileira. O Partido Social Democrático foi fundado em 1945 por Getúlio Vargas e extinto pelo regime militar, em 1965. Seus integrantes se dividiram entre o antigo PMDB e ARENA durante o bipartidarismo. Com a abertura política, o PSD lançou Ronaldo Caiado à presidência da república, em 1989, mas em 2003 foi incorporado ao Partido Trabalhista Brasileiro, até ser relançado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dissidente do Democratas.
07/10/2011, 01h25 - ATUALIZADO EM 07/10/2011, 01h25
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00