Senado aprova reajuste de 24% para médicos residentes — Rádio Senado

Senado aprova reajuste de 24% para médicos residentes

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO GARANTIU UM REAJUSTE DE 24 POR CENTO PARA OS MÉDICOS RESIDENTES.

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA APROVADA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA BENEFICIA CERCA DE 23 MIL MÉDICOS RESIDENTES EM TODO O BRASIL. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI:

O aumento de 24,4 por cento para os médicos residentes vale desde o dia 24 de junho deste ano. Com o reajuste, o valor da bolsa subiu para dois mil trezentos e oitenta e quatro reais. A medida provisória também assegura o direito à moradia aos médicos residentes, sem a exigência de comprovação de necessidade financeira. Diz ainda que a instituição de saúde deve fornecer ao residente alimentação e condições adequadas para repouso e higiene pessoal durante os plantões. O líder do PT, senador Humberto Costa, que também é médico, disse que a emepê é um reforço para o Sistema Único de Saúde.
(HUMBERTO COSTA): Será pelo instrumento do acesso à formação dos médicos residentes, que o Ministério da Saúde pretende garantir profissionais na esmagadora maioria dos municípios brasileiros. Criarmos as condições para que possamos enfrentar o problema da ausência de médicos.
(REPÓRTER): Os deputados incluíram no texto regras para a cobrança de anuidade por todos os conselhos profissionais. Os valores serão limitados a 500 reais por ano para os trabalhadores de nível superior e 250 para os de nível médio. A inclusão desse ponto gerou protestos do líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, de Goiás.
(DEMÓSTENES TORRES): É o chamado contrabando legislativo, colocado mais uma vez pela Câmara, ao completo arrepio do Presidente da República. Vale dizer que nesse aspecto a Presidência da república acertou dessa vez, editou apenas com um tema.
(REPÓRTER): A medida provisória foi aprovada pela maioria dos senadores sem modificações e segue agora para a sanção da Presidente da República.
 
LOC: OUTRA MEDIDA PROVISÓRIA APROVADA PELOS SENADORES LIBERA 500 MILHÕES DE REAIS PARA A DEFESA CIVIL NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. O DINHEIRO VAI PARA O SOCORRO ÀS VITIMAS DE DESASTRES NATURAIS, RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS CIDADES ATINGIDAS E PARA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS E DRENAGEM DA ÁGUA DA CHUVA.
05/10/2011, 07h06 - ATUALIZADO EM 05/10/2011, 07h06
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00