Subcomissão discute desenvolvimento das áreas de fronteira — Rádio Senado

Subcomissão discute desenvolvimento das áreas de fronteira

LOC: O PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS FOI DISCUTIDO NESTA TERÇA-FEIRA NA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA, LIGADA À COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL.

LOC: OS DEBATEDORES DEFENDERAM A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, E PEDIRAM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ÁREAS FRONTEIRIÇAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA

O Plano Estratégico de Fronteiras foi lançado em junho pela presidente Dilma Roussef e prevê uma série de operações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança para prevenir e reprimir o crime organizado nas zonas fronteiriças, como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além de crimes ambientais e fiscais. Alberto Kleiman, da Secretaria de Segurança Institucional da Presidência da República destacou que a repressão ao crime só será bem sucedida com uma visão voltada para o desenvolvimento dessas áreas.
(ALBERTO KLEIMAN) o crime organizado na faixa de fronteira muitas vezes vai cooptando a população, que identifica o crime organizado como forma de desenvolvimento: a única forma de fato de enfrentar isso a médio e longo prazo é pensarmos em espaços de desenvolvimento, a faixa de fronteira como espaço de integração e desenvolvimento.
(REPÓRTER) O diretor da Abin, Luiz Alberto Sallesberry ressaltou a necessidade de uma ação integrada entre as Forças Armadas, Polícia Federal, as policias locais e órgãos de segurança dos países vizinhos.
 (LUIZ SALLESBERRY) precisamos sim que a polícia de um determinado estado conheça o que a polícia federal está fazendo....estamos começando a construir, isso é absolutamente fundamental nesse momento...o conhecimento do que cada órgão está fazendo, está sendo repassado, conversado com as estruturas de repressão na área estadual e municipal...
(REPÓRTER) O presidente da subcomissão, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, disse que ciclo de debates vai ajudar na elaboração de um projeto sobre segurança e desenvolvimento na fronteira.
 (MOZARILDO CAVALCANTI) Espero efetivamente que possamos concluir em novembro esse trabalho que começamos no ano passado, já tendo agora o decreto da presidente que instituiu o plano estratégico de fronteira, apresentar um trabalho que possa refletir o pensamento de todos aqueles que se preocupam com o brasil.
(REPÓRTER) Também participou do debate o diplomata Clemente Baena Soares, representando o Itamaraty.
04/10/2011, 12h56 - ATUALIZADO EM 04/10/2011, 12h56
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00