Comissão discute criminalização dos movimentos sociais — Rádio Senado

Comissão discute criminalização dos movimentos sociais

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

LOC: O SENADOR PAULO PAIM DISSE QUE AS MANIFESTAÇÕES NÃO PODEM SER TRATADAS COMO CASO DE POLÍCIA. E O SENADOR DEMÓSTENES TORRES ALERTOU QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS PRECISAM ANDAR DENTRO DA LEI. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Representantes de sindicatos de trabalhadores e de entidades que defendem agricultores sem terra e pessoas sem moradia nas cidades afirmaram que intervenções policiais e da Justiça têm limitado a ação dos movimentos sociais. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, alertou que essas iniciativas não podem ser tratadas como caso de polícia.
(PAULO PAIM) Os movimentos são manifestações pelos direitos humanos. Devem, portanto, ser objeto de debate com as instituições para garantir os seus direitos.
(REPÓRTER) Falando em nome da Central Sindical e Popular, José Maria de Almeida defendeu as ocupações como forma de pressionar as autoridades para a solução de problemas sociais.
(JOSÉ MARIA) As pessoas só fazem o que fazem, ocupam um terreno, ocupam a reitoria, como o pessoal da universidade aqui em Brasília está fazendo neste momento, porque os seus direitos não estão sendo respeitados por aqueles que deveriam respeitá-los. (REPÓRTER) Já o senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, afirmou que os movimentos sociais não podem violar a lei para atingir seus objetivos.
(DEMÓSTENES TORRES) Eu sou um conservador. Mas estou com os senhores se os senhores estiverem dentro da lei. Fora da lei eu não estou. Os senhores vão ter sempre o meu apoio, mas à medida em que houver desvios também farei as críticas, também farei as cobranças.
(REPÓRTER) Os senadores também ouviram denúncias de ameaças a integrantes dos movimentos sociais. Foram relatados casos de atentados contra militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no Amazonas, em Minas Gerais e no Distrito Federal.
04/10/2011, 01h07 - ATUALIZADO EM 04/10/2011, 01h07
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00