Mesa Diretora vai reajustar o valor dos planos de saúde dos servidores da Casa — Rádio Senado

Mesa Diretora vai reajustar o valor dos planos de saúde dos servidores da Casa

LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO VAI REAJUSTAR O VALOR DOS PLANOS DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA CASA. A PARTIR DE OUTUBRO, SERÁ COBRADO UM VALOR POR DEPENDENTE DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA.

LOC: SEGUNDO A PRIMEIRA-VICE PRESIDENTE DO SENADO, MARTA SUPLICY, O OBJETIVO DAS MUDANÇAS É DAR VIABILIDADE ECONÔMICA AO SIS, SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

Para acabar com um déficit no Sistema Integrado de Saúde do Senado, a Mesa Diretora aprovou uma reestruturação no plano de saúde dos funcionários da Casa. A partir de outubro, haverá um reajuste na mensalidade, que teve a última correção em 2006. Além disso, o servidor pagará um valor adicional para cada dependente inscrito, que vai variar de acordo com a faixa etária. Os menores de 21 anos continuam isentos assim como os filhos de até 24 anos que estiverem cursando faculdade. O valor máximo a ser descontado com os dependentes será de R$ 664 mensais. A primeira-vice presidente do Senado, Marta Suplicy, do PT de São Paulo, afirmou que as mudanças foram feitas a partir da comparação com os planos privados. Ela declarou que o reajuste foi necessário para tornar o SIS viável economicamente. Marta Suplicy ponderou que mesmo com o reajuste, o SIS ainda é um sistema vantajoso. (Marta) Vai ser como um plano normal. Só que o funcionário paga muito menos porque paga 1/3 e não um valor total como qualquer pessoa que faz um plano de saúde porque o Senado paga 2/3. Vai ficar muito para o funcionário porque ele vai ter acesso a exatamente o que tinha antes, vai pagar um pouco mais e não vai fechar daqui a um tempo de tão deficitário que poderia ser. (REP) A Diretora Geral do Senado, Doris Peixoto, afirmou que sem a correção, o SIS corria riscos futuros. (Dóris) Na medida em que os custos de saúde aumentam e não houve a reposição da receita com o reajuste da mensalidade, o nosso fundo de reserva começa a preocupar. E nós precisamos aumentar a receita. Essa foi a ação tomada agora. (REP) Doris Peixoto explicou ainda que os servidores aposentados vão ter uma redução na mensalidade do SIS. A partir de outubro, o serviço médico do Senado, o SAMS, deixará de funcionar depois da meia-noite. O atendimento já estava suspenso nos finais de semana.
29/09/2011, 01h37 - ATUALIZADO EM 29/09/2011, 01h37
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00