Senado aprova nomes para TCU, Defensoria Pública da União e embaixadas — Rádio Senado

Senado aprova nomes para TCU, Defensoria Pública da União e embaixadas

LOC: O SENADO FEDERAL APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA AS INDICAÇÕES DE ANA ARRAES PARA EXERCER O CARGO DE MINISTRA DO T-C-U E DE HAMAN TABOSA PARA O CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL.
 
LOC: TAMBÉM FORAM APROVADAS AS INDICAÇÕES DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES DO BRASIL NO EXTERIOR. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ AS INFORMAÇÕES.

TÉC: A votação mais polêmica das que ocorreram no plenário do Senado nesta terça-feira foi a da indicação da deputada Ana Arraes, do PSB de Pernambuco, para o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União. O senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB pernambucano, ocupou a tribuna para contestar a indicação da Câmara dos Deputados para o cargo e manifestar o voto contrário.
(JARBAS VASCONCELOS) "Quando chegar uma determinada conta do governo do Estado no TCU qual será a postura da nova ministra? Ela estará sempre sob suspeição. Isso não é modernidade, é nepotismo!"
(REPÓRTER) A defesa foi feita imediatamente pelo senador Humberto Costa, também representante de Pernambuco. O senador pelo PT lembrou que Ana Arraes disputou uma eleição com três outros candidatos e que teve a competência reconhecida pelos colegas na Câmara.
(HUMBERTO COSTA) "A deputada Ana Arraes dignifica o estado de Pernambuco e dignificará o respaldo que o Congresso Nacional está lhe dando, para que ela seja ministra do Tribunal de Contas!"
(REPÓRTER) A indicação foi aprovada por 48 votos, teve 17 votos contrários e um senador se absteve. O Senado aprovou ainda a indicação de Haman Tabosa de Moraes e Córdova para o cargo de Defensor Público Geral Federal e as indicações dos embaixadores na Eslovênia e em Santa Lúcia. São, respectivamente, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura e Joaquim Augusto Whitaker Salles.
27/09/2011, 07h28 - ATUALIZADO EM 27/09/2011, 07h28
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00