CDH lembra o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual — Rádio Senado

CDH lembra o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS LEMBROU NESTA QUINTA-FEIRA A PASSAGEM DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS. 

LOC: A DATA É COMEMORADA NESTA SEXTA, E OS SENADORES OUVIRAM EXPERIÊNCIAS NO COMBATE A ESTE TIPO DE CRIME: A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: A Organização das Nações Unidas estima que o tráfico humano tira dois milhões e meio de pessoas do convívio com suas famílias a cada ano em todo o mundo. E quase 80 por cento das vítimas são mulheres. A estatística foi divulgada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
(PAULO PAIM) O número significante que precisa, com certeza, ser eliminado.
(REPÓRTER) A audiência pública sobre a passagem do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças foi marcada pelo depoimento emocionado de uma mãe. Com a identidade mantida em sigilo, ela contou que a filha foi levada por traficantes para a França e lá se tornou usuária de drogas. A filha conseguiu fugir, voltou para o Brasil e hoje tem problemas mentais.
(MÃE DE VÍTIMA) Eu sou mãe e porque sou mãe é por isso eu estou aqui. Eu transpus todos os limites do sacrifício para estar aqui e sou contra esse tipo de negócio em que as pessoas querem enriquecer usando a carne do ser humano.
(REPÓRTER) Os senadores também ouviram iniciativas do governo, do Ministério Público e dos empresários para combater o tráfico e a exploração de pessoas. O Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, mapeou as principais rotas do tráfico na Europa. E a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República identificou mil e 800 pontos de exploração de menores nas rodovias brasileiras. Na opinião do presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria, Jair Meneguelli, é preciso articular todas essas ações para desbaratar as quadrilhas que agem no país.
(MENEGUELLI) Ou a gente forma uma rede muito maior do que a rede de exploração, ou a gente não dá conta dessa tarefa.
(REPÓRTER) 23 de setembro é o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças porque nessa data, em 1913, foi aprovada na Argentina a primeira lei no mundo que previa punições contra a prostituição de crianças e adolescentes. E desde abril passado uma CPI do Senado investiga o tráfico nacional e internacional de pessoas no Brasil. A comissão, que deveria encerrar os trabalhos neste mês, teve as atividades prorrogadas até abril de 2012.
22/09/2011, 01h17 - ATUALIZADO EM 22/09/2011, 01h17
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00