Senado vai promover 5 sessões extraordinárias para acelerar votação — Rádio Senado

Senado vai promover 5 sessões extraordinárias para acelerar votação

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO VAI PROMOVER CINCO SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS, A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA, PARA ACELERAR A VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA.

LOC: A DECISÃO FOI ELOGIADA PELO LÍDER DO PMDB, SENADOR RENAN CALHEIROS, E TAMBÉM PELO PRESIDENTE DO DEMOCRATAS, SENADOR JOSÉ AGRIPINO. MAIS INFORMAÇÕES NA REPÓRTAGEM DE CELSO CAVALCANTI.

As sessões extraordinárias estão marcadas para os dias 27, 28 e 29 de setembro, e para os dias 4 e 5 de outubro. O objetivo é que os senadores acelerem a análise das propostas de emenda à constituição que aguardam votação, em especial as que tratam da reforma política. Atualmente três PECs relativas ao assunto estão na ordem do dia do plenário: a que reduz o número de suplentes de senadores de dois para um; a que obriga a realização de referendo antes de mudanças no sistema eleitoral; e ainda a que altera a data da posse do presidente da República e dos demais chefes do poder Executivo. Relator dessa última proposta na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Renan Calheiros, de Alagoas, líder do PMDB, lembrou que matérias sobre a reforma política também estão sendo discutidas na Câmara dos Deputados, e elogiou a decisão do Senado de acelerar a análise do assunto.
(RENAN CALHEIROS) Eu acho importante, é fundamental que nós avancemos no calendário da reforma política, simultaneamente ela também começará a ser votada, acredito, na Câmara dos Deputados, e eu acho que qualquer esforço bem-sucedido pode compatibilizar num curto espaço de tempo a tramitação da reforma ou no Senado ou na própria Câmara.
(REPÓRTER) Também o senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, que é presidente do Democratas, considera importante agilizar a votação da reforma.
(JOSÉ AGRIPINO) Eu acho que a reforma política se impõe. O debate já está maduro, eu acho que agora é ir a votos. Um assunto da importância da reforma política merece ser decidido. Se ela está há tanto tempo na Câmara sem votar por conta de decisão do governo, se ela não foi votada, cabe a nós agora completar a votação.
(REPÓRTER) Além das propostas de emenda constitucional que tratam da reforma política, as sessões extraordinárias no plenário do Senado servirão para que os senadores decidam sobre a PEC que estende, até o final do ano que vem, o prazo para que estados e municípios possam aderir ao regime especial de precatórios.
21/09/2011, 08h33 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 08h33
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00