Parlamentares querem aprovação do Estatuto das Pessoas com Deficiência — Rádio Senado

Parlamentares querem aprovação do Estatuto das Pessoas com Deficiência

LOC: PARLAMENTARES E CONVIDADOS COBRAM DA CÂMARA DOS DEPUTADOS A APROVAÇÃO DO ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
 
LOC: SEGUNDO OS NÚMEROS DO IBGE, 25 MILHÕES DE BRASILEIROS SÃO DEFICIENTES. CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

21 de setembro é o "Dia Nacional das Pessoas com Deficiência". Por isso, a Comissão de Direitos Humanos e a Subcomissão em Defesa das Pessoas com Deficiência aproveitaram o dia para fazer, junto com a Frente parlamentar e outras entidades que defendem os interesses dessas pessoas, uma audiência que teve o objetivo de discutir o que o Congresso deve fazer para melhorar a vida desses 25 milhões de brasileiros. E o consenso agora é partir para um trabalho de articulação parlamentar visando a aprovação do "Estatuto das Pessoas com Deficiência", como explicou Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul.
(PAULO PAIM) Tramita na Câmara dos Deputados, porque aqui no Senado já foi aprovado. Agradeço a todos aqueles que têm insistido e mandado correspondência quase que diariamente na linha de que se faça um esforço enorme para que o Estatuto se torne realidade. Depende da Câmara dos Deputados e de um grande entendimento.
(REPÓRTER): Pelo Estatuto, os hospitais públicos serão obrigados a fornecer gratuitamente medicamentos e próteses para os deficientes. Também prevê cotas nas universidades e regulamenta a cota de cinco por cento para o serviço público. Garante direito ao transporte interestadual gratuito para os deficientes com renda de até dois salários mínimos e a prioridade na aquisição de casas e apartamentos nos programas habitacionais do Governo. O Estatuto ainda prevê cinco anos de cadeia e multas de até quatro mil reais para quem discriminar uma pessoa deficiente.
21/09/2011, 03h05 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 03h05
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00