Ministra pede apoio do Senado para aperfeiçoar Plano Brasil Sem Miséria — Rádio Senado

Ministra pede apoio do Senado para aperfeiçoar Plano Brasil Sem Miséria

LOC: A MINISTRA DO DESENVOLVIMENTO E COMBATE À FOME, TEREZA CAMPELLO, PEDIU A CONTRIBUIÇÃO DO SENADO PARA IMPLEMENTAR E APERFEIÇOAR O PLANO BRASIL SEM MISÉRIA.
 
LOC: ELA FALOU SOBRE O PLANO EM AUDIÊNCIA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: Dezesseis milhões e duzentos mil brasileiros vivem em situação de extrema pobreza, ou seja, têm renda de até 70 reais por pessoa/mês, e não têm acesso a serviços essenciais como água, luz, educação, saúde e moradia. É essa parcela da população que o governo federal pretende atender com o Plano Brasil sem Miséria. Em audiência no Senado nas comissões de Assuntos Econômicos e Assuntos Sociais, a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, detalhou o programa. Os três principais eixos são a renda, fortalecendo os programas sociais que atendem às famílias pobres; os serviços públicos, garantindo a essa população o acesso a água, luz, moradia e saúde; e a inclusão produtiva, com capacitação voltada para a entrada no mercado de trabalho e a geração de empregos. A ministra explicou o objetivo principal do plano.
(TEREZA CAMPELLO) A ideia central do Brasil sem Miséria é que nós estamos num momento em um País que cresce, num país que se desenvolve, e que é fundamental que o Estado brasileiro possa apoiar, ajudar e garantir que essa população extremamente pobre possa acessar esse Brasil cheio de oportunidades, de serviços, onde a rede de serviços públicos cresce. Um Brasil onde o Estado brasileiro tem conseguido ampliar suas ações e ao mesmo tempo a economia se desenvolve.
(REPÓRTER) A senadora Marta Suplicy, do PT paulista, destacou que um dos pontos mais importantes do Brasil sem Miséria é permitir a independência dos beneficiários.
(MARTA SUPLICY) A crítica é que não tem porta de saída, vão ficar lá o resto da vida, então me deu muita alegria quando percebi na demonstração a costura que foi feita entre todos os ministérios de portas para essas pessoas conseguirem se profissionalizar, se capacitar, e poder sair do Bolsa Família. Porque tão importante quanto entrar, e é muito importante porque isso significa comer, é você poder sair, que significa que você virou cidadão.
(REPÓRTER) Uma das etapas do plano Brasil sem Miséria é a medida provisória que amplia o bolsa-família. Entre as novidades está o aumento do limite de crianças que recebem o benefício por família, de 3 para 5, além da recolocação automática de quem tiver pedido desligamento voluntário ao conseguir emprego. A proposta cria ainda o bolsa verde, um benefício de 300 reais trimestrais para famílias em situação de extrema pobreza que realizarem atividades de preservação da natureza no meio rural.
20/09/2011, 02h02 - ATUALIZADO EM 20/09/2011, 02h02
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00