Senado comemora os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil — Rádio Senado

Senado comemora os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

LOC: O SENADO COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM UMA SESSÃO ESPECIAL, OS 150 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO E OS 152 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL.

LOC: SENADORES, RELIGIOSOS E A PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF - QUE ENVIOU UMA MENSAGEM PARA SER LIDA NO PLENÁRIO - DESTACARAM O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO E NOS DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

Em janeiro de 1862, o missionário Ashbel Green Simonton declarou organizada a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A instituição evangélica, de tradição calvinista, é marco do presbiterianismo no país, como explicou o autor do pedido para a sessão especial, senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro.
(MARCELO CRIVELLA) A catedral é a igreja mãe de todos os presbiterianos brasileiros e o templo sede do histórico presbitério do Rio de Janeiro, o mais antigo do País. E é um dos marcos da nossa fé. Sua história se confunde com a própria história da igreja presbiteriana em terras brasileiras. Hoje a Igreja Presbiteriana no Brasil conta com mais de 4 mil e duzentas igrejas em todo o país. A igreja também tem sob sua responsabilidade dois hospitais, nove seminários, noventa escolas.
(REPÓRTER) Foi justamente o papel educacional da Igreja Presbiteriana o ponto principal do discurso do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Ele lembrou as iniciativas de sucesso ligadas à igreja, como a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Universidade Mackenzie, no Brasil. Ele pediu a continuidade do compromisso, no entanto, com a educação de base.
(CRISTOVAM BUARQUE) Nunca vamos ter universidades, no plural, de qualidade, se não formos capazes de trabalharmos a educação de base para dar ali, nos primeiros anos, a formação. A igreja tem demonstrado esse compromisso através do Colégio Mackenzie.
(REPÓRTER) O senador Marcelo Crivella leu ainda uma mensagem da presidente Dilma Rousseff, que, como ele lembrou, estudou em escola presbiteriana. A presidente da República parabenizou a igreja pelo aniversário e lembrou da importância do projeto "Brasil: Nunca Mais", desenvolvido clandestinamente, por Dom Paulo Evaristo Arns e pelo pastor presbiteriano Jaime Wright, entre 1979 e 1985, no período final da ditadura militar no Brasil. O projeto se tornou um importante documento sobre a repressão durante a ditadura e pela luta a favor dos Direitos Humanos.
19/09/2011, 01h56 - ATUALIZADO EM 19/09/2011, 01h56
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00