Senado debaterá mudanças na distribuição dos recursos do FPE — Rádio Senado

Senado debaterá mudanças na distribuição dos recursos do FPE

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI DEBATER, NO INÍCIO DE OUTUBRO, MUDANÇAS NA REPARTIÇÃO DO DINHEIRO DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
 
Propostas em análise no Congresso Nacional alteram a distribuição dos recursos do FPE, o Fundo de Participação dos Estados. E de acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, podem prejudicar todos os estados. Em especial, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
(Paulo Paim) Os projetos apresentados diminuem e muito a arrecadação, principalmente desses quatro estados. E por isso nós vamos abrir o debate. O que não pode é de repente um projeto dessa envergadura, que mexe com a economia de todos os estados, ser votado sem que a gente perceba. Se vai ser votado, vai, mas de forma transparente, tranqüila, aberta, e que não traga o prejuízo.
(REPÓRTER) A senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, disse que também apresentou uma proposta sobre o Fundo de Participação dos Estados, para evitar perdas das maiores economias. Ela lembrou que não é porque um estado tem um Produto Interno Bruto alto que não há desigualdade.
(Marta Suplicy) São Paulo é o estado mais rico da Federação, então se cria uma fantasia que São Paulo é um estado que a pobreza é pequena, e isso não é verdade. Porque apesar de ser um estado rico, a desigualdade no nosso País ainda é muito forte, e onde tem a maior riqueza é que essa desigualdade fica muito explicita, gera muita violência.
(Repórter) A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos deve acontecer no início de outubro.
15/09/2011, 01h28 - ATUALIZADO EM 15/09/2011, 01h28
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00