Proposta destina R$ 117 milhões para educação infantil — Rádio Senado

Proposta destina R$ 117 milhões para educação infantil

O PLENÁRIO DO SENADO VAI ANALISAR DEPOIS DO FERIADO DE SETE DE SETEMBRO A MEDIDA PROVISÓRIA QUE LIBERA RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. SÓ NESTE ANO DE 2011, CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVEM RECEBER 177 MILHÕES DE REAIS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI

A medida provisória 533 de 2011 autoriza o governo federal a repassar para os municípios e também para o Distrito Federal os recursos necessários para a manutenção de novas unidades públicas de educação infantil, como creches e pré-escolas. O governo argumenta que a emepê foi necessária porque muitas escolas novas ficam fora do Censo Escolar. E por isso, deixam de receber os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, defende os investimentos na educação infantil que, segundo ela, é a base de todo o aprendizado.
(ANGELA PORTELA) E nós vemos a necessidade de um investimento maior do governo federal na ampliação da infraestrutura de creches para as nossas crianças. Nem dez por cento das crianças são atendidas em creches públicas. E o ensino de educação infantil ele precisa, sem dúvida nenhuma, de um investimento maior tanto na infraestrutura quanto na formação e na capacitação dos professores que atuam nesta área. (MAURÍCIO): Em 2011, o ensino infantil deve receber 177 milhões de reais. Mas para ter direito a uma parte desse dinheiro, a pré-escola ou creche precisa ter sido construída com recursos de programas federais e estar em pleno funcionamento. A medida provisória tranca a pauta de votações do Senado e por isso tem prioridade de análise pelo plenário.
01/09/2011, 06h30 - ATUALIZADO EM 01/09/2011, 06h30
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00