Ex-ministros da Agricultura posicionam-se sobre as mudanças na legislação — Rádio Senado

Ex-ministros da Agricultura posicionam-se sobre as mudanças na legislação

LOC: DEPOIS DO SENADO OUVIR QUATRO EX-MINISTROS DO MEIO AMBIENTE, HOJE FOI A VEZ DE ESCUTAR O QUE TRÊS EX-MINISTROS DA AGRICULTURA TÊM A DIZER SOBRE O PROJETO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.

LOC: REINHOLD STEPHANES, FRANCISCO TURRA, E ALYSSON PAULINELLI PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

Um dia depois de escutar críticas de quatro ex-ministros de meio ambiente à proposta do novo código florestal, os senadores ouviram comentários mais moderados sobre o projeto de lei. O ex-ministro da agricultura, Francisco Turra, afirmou que é melhor aprovar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo e ter uma lei possível do que ficar convivendo com normas editadas e prorrogadas pela presidência da República. Turra também criticou a campanha de desinformação que é desenvolvida lá fora contra os produtores brasileiros. (TURRA) Estamos preservando 67% dos recursos naturais que deus nos deu. A União Européia não preservou 5%. que moral eles têm para nos destruir? (REP) Outro ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, disse que um estrangeiro certa vez falou com ele que o Brasil deveria se valer da ciência para refutar acusações feitas no exterior. Segundo Paulinelli, o mundo respeita a ciência, e o Brasil deveria demonstrar que a produtividade está aumentando e o desmatamento caindo. Ana Amélia, senadora do PP do Rio Grande do Sul, comentou que os produtores brasileiros já estão sofrendo discriminação. (ANA AMÉLIA) a concorrência e a competição acirrada tem feito barreiras não tarifárias, especialmente ambientais como forma de barrar a entrada de produtos brasileiros nesse mercado. para discriminar produtos brasileiros. O que está acontecendo? Não estamos tendo capacidade de mostrar essa realidade e não a imposta por nossos concorrentes? (REP) especificamente sobre o novo Código Florestal, o ex-ministro Reinhold Stephanes considerou temerário estabelecer em lei limites de margens de rios para preservação, já que o conhecimento evolui e o que é certo hoje pode não ser amanhã. Ele também pediu para não prejudicar quem já explora topos de morros, como os produtores de maçãs da serra catarinense. E pediu uma espécie de reciprocidade. (STEPHANES) Vejam bem, eu não permito que derrube a floresta aqui mas aceito que derrube do lado de lá e compro o produto. Tem que haver uma certa reciprocidade. O que nos é exigido por outros países em outras questões. (REP) os senadores já apresentaram mais de 30 emendas ao projeto do novo Código Florestal. A próxima audiência a ser promovida pelas comissões de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e de Agricultura do Senado deverá debater o Código Florestal e as cidades. Depois, os senadores vão ouvir representantes do Poder Judiciário.

LOC: O SENADOR LUÍS HENRIQUE, DO PMDB DE SANTA CATARINA, DEVE APRESENTAR NA PRÓXIMA SEMANA SEU RELATÓRIO SOBRE A LEGALIDADE DA MATÉRIA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.

LOC: A EXPECTATIVA É QUE A PROPOSTA SEJA VOTADA NO DIA SEIS DE SETEMBRO NA CCJ E ATÉ OUTUBRO NAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DE AGRICULTURA.
25/08/2011, 01h44 - ATUALIZADO EM 25/08/2011, 01h44
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00