Senadores e representantes da área jurídica discutem formas de acabar com impunidade — Rádio Senado

Senadores e representantes da área jurídica discutem formas de acabar com impunidade

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO DISCUTIU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA AS AÇÕES CONTRA CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE NO PAÍS. 

LOC: PENAS MAIS PESADAS PARA OS CRIMES DE CORRUPÇÃO E A APLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA FORAM ALGUMAS DA SUGESTÕES APRESENTADAS DURANTE O ENCONTRO. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os senadores e os convidados propuseram uma lista de ações para contribuir no fim da corrupção no País. Os participantes destacaram a valorização da mobilização social por meio das redes sociais da internet, e a cobrança da aplicação da lei da ficha limpa, uma vez que o processo eleitoral é uma das portas de entrada para esse tipo de crime. Eles também destacaram que tanto a sociedade quanto o governo precisam trabalhar em todas as frentes para combater a impunidade. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, lembrou que a corrupção existe em todo o mundo, mas é preciso estabelecer punições severas. (Pedro Simon) Essa historia de dizer que o Brasil é um país corrupto e a Europa não é... é tanto como nós , não ha diferença em termos de corrupção, a diferença em termos de que lá não tem impunidade. (Ana) O representante da associação dos magistrados do Brasil, Luiz da Rocha Neto, destacou que a falta de punição adequada incentiva os corruptos. ( Luiz da rocha Neto) São duas irmãs que andam juntas, impunidade e corrupção, caminham a passos lentos e devoradores. (Ana) O representante da associação dos juízes federais, Gabriel de Jesus Tedesco, destacou que os juízes trabalham de forma severa pelo fim da impunidade, e precisam de proteção, um alerta que ele lembrou ter feito em outra reunião no Senado. (Gabriel) Eu disse naquela vez que se o governo não olhasse o que está acontecendo, um juiz ai acabar sendo assinado, não deu um mês e meio e a juíza Patrícia Acioli cumpriu essa sinistra profecia. (Ana) Tedesco ainda sugeriu que todos os crimes de corrupção sejam julgados na esfera federal, com mais rapidez e com penas mais pesadas.
23/08/2011, 01h52 - ATUALIZADO EM 23/08/2011, 01h52
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00