Presidente da Boeing apresenta a senadores avião de caça — Rádio Senado

Presidente da Boeing apresenta a senadores avião de caça

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES OUVIU A EXPOSIÇÃO DO PRESIDENTE DA FABRICANTE DE AVIÕES BOEING.
 
LOC: A AUDIÊNCIA FAZ PARTE DO CICLO DE DEBATES QUE DISCUTE A COMPRA DOS NOVOS CAÇAS PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, O PROJETO FX-2. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

O presidente da empresa Boeing, Christopher Chadwick, destacou que o Superhornet é o caça mais moderno em operação no mundo e oferece o perfil necessário para as atividades desenvolvidas pela força aérea brasileira, principalmente porque tem autonomia de vôo compatível com a defesa das fronteiras brasileiras, baixa necessidade de manutenção e oferece tecnologia sofisticada o suficiente para facilitar a comunicação e o monitoramento entre as aeronaves, a partir de comandos de terra. O presidente da Boeing confirmou a disposição da empresa e do próprio governo dos Estados Unidos de proporcionar a cooperação militar, a transferência de tecnologia e a produção de aeronaves no Brasil, uma vez que já tem uma parceria estabelecida com a Embraer. Questionado pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, Christopher Chadwick reforçou que caso ganhe a concorrência, a Boeing está pronta para fazer a manutenção dos aviões em solo brasileiro.
(CHADWUCK)'a questão da manutenção será feita no Brasil e a indústria e a força aérea brasileira pode escolher trabalhar em conjunto para diminuir custos seria possível, mas a decisão será exclusiva da força aérea brasileira'.
(REPÓRTER) Fernando Collor registrou a participação da sociedade na discussão, por meio dos meio de comunicação do senado. O presidente da CRE destacou que é a primeira vez que a sociedade tem acesso a esse tipo de informação.
(FERNANDO COLLOR)'Porque pela primeira vez o povo brasileiro esta tendo acesso a um assunto que antes era uma caixa preta da política nacional e esse foi exatamente o nosso objetivo quando da aprovação do requerimento'
(REPÓRTER) A próxima empresa a participar do ciclo de audiências públicas será a francesa Dassault, em primeiro de setembro. Além da audiência pública, a comissão aprovou a indicação de dois novos embaixadores. Hildebrando Tadeu Nascimento Valadares deverá assumir a embaixada brasileira no Catar e Adalnio Senna Ganem a embaixada brasileira no Panamá. A comissão também aprovou o pedido da senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul, convidando o ministro da Defesa, Celso Amorim, para falar sobre seu plano de trabalho na pasta.
18/08/2011, 03h11 - ATUALIZADO EM 18/08/2011, 03h11
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00