Brasil precisa de políticas públicas para ampliar produção de tecnologia — Rádio Senado

Brasil precisa de políticas públicas para ampliar produção de tecnologia

LOC: O BRASIL PRECISA AMPLIAR A PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MAIS PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO.

LOC: FOI O QUE AFIRMARAM OS CONVIDADOS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA. A COMISSÃO FAZ UM CICLO DE DEBATES PARA ELABORAR UM MARCO REGULATÓRIO PARA O SETOR. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

Durante debate sobre inovação e tecnologia da informação e comunicação, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, destacou a necessidade de mais políticas públicas e legislação voltadas para ciência e tecnologia. Ele disse que no Brasil o avanço nesses setores se dá principalmente pelas empresas de telecomunicações. (CEZAR ALVAREZ) A plataforma trópico era uma das poucas patentes brasileiras competindo a nível internacional. Hoje absolutamente defasada. Por incompetência? Evidente que não, mas por falta de sinergia entre publico privado, sistema de encomenda, indústria e centro de pesquisa e desenvolvimento e necessidade de permanente atualização e antecipação do desenvolvimento desses equipamentos. (REP) A representante do ministério da Ciência e Tecnologia, Fernanda Negri, elogiou o programa para bolsas no exterior lançado pelo governo com ênfase em ciências e matemática. E ressaltou a necessidade de apoio a projetos estruturantes, com mais crédito para aumento da produção das empresas, além de incentivo fiscal. (FERNANDA) se conseguirmos alinhar todos esses instrumentos de apoio a inovação e produção em projetos estruturantes, você pode tentar melhorar o cenário brasileiro nessa área. (REP) O gerente da Siemens Marcelo Machado falou da falta de engenheiros no País e do chamado custo Brasil, que dificulta a concorrência com empresas estrangeiras. E como ponto positivo, citou a crescente demanda do mercado brasileiro. O presidente da comissão, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, advertiu que é preciso estimular o investimento em tecnologia pelo setor privado. (EDUARDO BRAGA) Quando vamos para o ambiente da inovação e comparamos isso com os países emergentes e ate mesmo com os países desenvolvidos nessa área, percebemos que o volume de investimento pelo setor público está na média do setor público mundial mesmo nos mais desenvolvidos, mas fica claro que os investimentos feitos pela iniciativa privada é que fica distante. (REP) A Comissão de Ciência e Tecnologia promove o ciclo de debates com o objetivo de elaborar um marco regulatório para o setor. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
10/08/2011, 01h55 - ATUALIZADO EM 10/08/2011, 01h55
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00