CI analisará indicações de sete diretores para o Dnit — Rádio Senado

CI analisará indicações de sete diretores para o Dnit

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO DEVERÁ ANALISAR NOS PRÓXIMOS DIAS AS INDICAÇÕES DE SETE DIRETORES DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, O DNIT.

LOC: OPOSIÇÃO PROMETE SER CRITERIOSA NO PROCESSO DE SABATINA. MAS GOVERNISTA DESTACA PERFIL TÉCNICO DOS ESCOLHIDOS PELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TEC: Um mês após as denúncias de irregularidades provocarem a saída da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a presidente Dilma Rousseff encaminhou para o Senado a indicação de sete nomes. O general do Exército, Jorge Ernesto Pinto Praxe, foi escolhido para ser o novo diretor-geral. Tarcísio de Freitas foi nomeado para a direção-executiva, Paulo de Oliveira para a diretoria de Administração e Finanças, Roger Pêgas para a de Infraestrutura Rodoviária, Adão Proença para a de Infraestrutura Aquaviária, Mário Dirani para a de Infraestrutura Ferroviária e José Caixeta para a de Planejamento e Pesquisa. Mas para assumirem os cargos, os novos diretores dependem da aprovação do Senado. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, defendeu pressa na sabatina na Comissão de Infraestrutura sob o argumento de que o DNIT é responsável por uma parcela importante das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Ele ressaltou ainda os critérios técnicos da escolha da presidente da República. (Costa) Acredito que o desejo do governo será o de o mais rapidamente possível recompor a direção do órgão. Até porque boa parte do PAC está sob responsabilidade do Dnit e do Ministério dos Transportes. Ela fez uma opção por tentar resgatar a credibilidade do Dnit e do Ministério dos Transportes por incentivar o aproveitamento de profissionais com competência técnica reconhecida e com reputação inteiramente ilibada. REP: O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, adiantou que a oposição não vai criar problemas, mas defenderá que os sete indicados não sejam sabatinados em uma única sessão em função das denúncias de irregularidades no Dnit. O senador também ressaltou a escolha de técnicos e não de apadrinhados políticos para os cargos. (Adias) Deve haver uma exigência maior na sabatina do Dnit porque tem sido um foco de irregularidades e desvios. Há de se ter agora cuidado com a indicação dos nomes. Se as pessoas indicadas tiverem qualificação técnica e profissional e tiverem um histórico de probidade, há facilidade de aprovação. Mesmo a oposição não terá dificuldades de votar favoravelmente. REP: A sabatina dos sete diretores do Dnit ainda não tem data marcada. Os nomes deverão ser lidos em Plenário nos próximos dias para serem encaminhados à Comissão de Infraestrutura.
05/08/2011, 12h29 - ATUALIZADO EM 05/08/2011, 12h29
Duração de áudio: 02:46
Ao vivo
00:0000:00