Subcomissão debate situação de empresas geridas por empregados — Rádio Senado

Subcomissão debate situação de empresas geridas por empregados

LOC: A SUBCOMISSÃO DE DEFESA DO EMPREGO E PREVIDÊNCIA DISCUTIU A SITUAÇÃO DAS EMPRESAS GERENCIADAS PELOS PRÓPRIOS EMPREGADOS.

LOC: DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA, OS TRABALHADORES PEDIRAM O APOIO DO CONGRESSO PARA DAR MAIS SEGURANÇA JURIDICA ÀS ATIVIDADES DAS COOPERATIVAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
Os trabalhadores de cooperativas industriais pediram o apoio do senado na redação de uma lei que fortaleça a autogestão, que é a modalidade em que os trabalhadores assumem o controle de empreendimentos falidos. A dificuldade maior, segundo eles, é que como essas empresas enfrentam na justiça processos decorrentes da falência, elas não podem participar de licitações públicas, negociar com empresas estatais, ou pegar empréstimos. O presidente da cooperativa dos trabalhadores metalúrgicos de Canoas, reclamou que está impedido de fornecer seus produtos para a Petrobrás, por causa da situação jurídica da indústria. João Henrique da Silva, explicou que a cooperativa produz desde material para estrada de ferro até cascos de navios, e qualifica mão de obra para o setor, mas precisa recorrer a parcerias para a atender a Petrobrás. (João) vendo com essa riqueza do Brasil e com o pré sal que esta todo dia no noticiário, que nos não precisamos de rancho de cesta básica, precisamos que a Petrobras nos reconheça como capacidade produtiva neste país (Ana) O presidente da subcomissão, Paulo Paim, do PT gaucho, pediu mais apoio para as cooperativas da industria. (Paulo Paim) Nesse momento aos cooperativas estão mostrando a sua capacidade, competência e tem tudo pra dar certo.(Ana) Paulo Paim também encaminhou um requerimento da subcomissão para que as cooperativas se reúnam com representantes do BNDES, do Ministério do Trabalho, do ministério da previdência e, no caso da Cooperativa de Canoas, com representantes da Petrobrás. Cerca de cem empresas do setor industrial hoje no Brasil são geridas pelos próprios empregados.
05/07/2011, 03h07 - ATUALIZADO EM 05/07/2011, 03h07
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00