CE debate formação de professores e remuneração de profissionais do ensino — Rádio Senado

CE debate formação de professores e remuneração de profissionais do ensino

LOC: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E A REMUNERAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DO ENSINO PRECISAM DE UMA REVISÃO URGENTE.

LOC: ESTA FOI UMA DAS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, NESTA QUARTA-FEIRA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

TÉC: O foco da discussão foi a valorização dos profissionais do ensino brasileiro. Atualmente, o piso salarial nacional de professores é de um mil cento e oitenta e sete reais, mas vários estados e municípios afirmam não ter capacidade para pagar esse salário. O coordenador do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Vander Borges, afirmou que o MEC reservou sete bilhões de reais para a complementação, neste ano. O coordenador do Fundeb adiantou outra medida adotada para agilizar a liberação de recursos. (0629Vander) "Tá sendo preparado no Portal do Ministério esse sistema para recepcionar esses dados, dos próprios entes governamentais, e a partir daí já se extraiam os indicadores que serão utilizados para decisão." (Rogério) O secretário de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação, Heleno Araújo Filho, defendeu o fim dos contratos temporários na rede pública de ensino. (0629Heleno) "Nós devemos valorizar garantindo um quadro de pessoal efetivo e completo dentro do ambiente escolar. E esse quadro ingressando na carreira através de concurso público." (Rogério) A diretora presidente da Escola Brasileira de Professores, Guiomar de Melo, fez várias críticas ao Plano Nacional de Educação e apontou sugestões, como a de rever radicalmente e de imediato a formação profissional. (0629Guiomar) "Eu tenho que pegar esse professor, colocar num curso superior, num período dar pra ele o que ele não aprendeu na educação básica e no outro período fazer a formação dele." (Rogério) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, concordou com as propostas de reformulação do PNE e defendeu a federalização da gestão do sistema educacional. (0629Cristovam) "O piso é baixo, mas sem o piso era muito pior. E o piso nos trouxe o primeiro instrumento da federalização, que é o único instrumento hoje que é federal realmente." (Rogério) A audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte foi o sétimo encontro para discutir o segundo Plano Nacional de Educação.O PNE está em análise na Câmara dos Deputados e somente depois de aprovado deve vir para votação no Senado.
29/06/2011, 01h51 - ATUALIZADO EM 29/06/2011, 01h51
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00