Demóstenes critica decisão que mantém italiano no Brasil — Rádio Senado

Demóstenes critica decisão que mantém italiano no Brasil

LOC: O SENADOR DEMÓSTENES TORRES QUER QUE A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ASSEGURA AO SENADO A PALAVRA FINAL EM CASOS DE EXTRADIÇÃO DE ESTRANGEIROS VOLTE A SER ANALISADA.
 
LOC: O LÍDER DO DEMOCRATAS CRITICOU A DECISÃO DO EXECUTIVO, CONFIRMADA NESTA SEMANA PELO JUDICIÁRIO, DE MANTER NO BRASIL O ATIVISTA POLÍTICO ITALIANO CESARE BATTISTI. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI.

TÉC: Foi para o arquivo do Senado, no começo deste ano, uma proposta de emenda constitucional apresentada pelo ex-senador Eduardo Azeredo, que mudava as regras para a extradição de estrangeiros. De acordo com a proposta, passaria a ser também uma atribuição exclusiva do Senado Federal apreciar e decidir em caráter definitivo os atos de reconhecimento da condição de refugiado e de asilado político, nos casos em que o Plenário da Casa autorizar essa providência. O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, em discurso na tribuna do Senado, pediu desculpas à Itália por causa da decisão da Justiça Brasileira de não extraditar Cesare Battisti, e disse que vai atuar para que a proposta do ex-senador Eduardo Azeredo volte a ser analisada. (DT) O Brasil não quer bandidos. O Brasil quer trabalhadores, o Brasil quer homens honrados. Então, nós devemos desculpas ao Governo da Itália e à nação italiana. A decisão foi afrontosa à dignidade do povo italiano, por uma questão ideológica. Nós temos que dar o bom exemplo, e o bom exemplo está aí numa PEC apresentada pelo senador Eduardo Azeredo, que transfere a ultima palavra ao Senado nacional. (LB) O governo italiano anunciou que poderá recorrer ao Tribunal de Justiça Internacional de Haia para reverter a sentença do Supremo Tribunal Federal. E o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, disse que essa é uma questão que deve ser cuidada pela diplomacia brasileira. (JS) Eu acho que essas relações internacionais devem ser sempre tratadas com muito cuidado e esse caso realmente é um caso que apareceu e vai ter que ser manejado pelas nossas chancelarias com muito cuidado. (LB) Cesare Battisti pediu ao Ministério do Trabalho um visto de permanência no Brasil, para que aqui possa trabalhar. O pedido deve ser analisado até o final de junho.
10/06/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 10/06/2011, 01h40
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00