Brasil precisa de programa sistêmico de vigilância de fronteiras, diz secretário — Rádio Senado

Brasil precisa de programa sistêmico de vigilância de fronteiras, diz secretário

LOC: O BRASIL PRECISA DE UM PROGRAMA SISTÊMICO E INTEGRADO DE VIGILÂNCIA DAS FRONTEIRAS. FOI O QUE AFIRMOU NESTA TERÇA-FEIRA O SECRETÁRIO ADJUNTO DE SEGURANÇA DO RIO GRANDE DO SUL, JUAREZ PINHEIRO. 

LOC: ELE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SUBCOMISSÃO DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O secretário adjunto de Segurança do Rio Grande do Sul, Juarez Pinheiro, afirmou que em 2009 foram apreendidas 80 mil armas de fogo nos 8 mil quilômetros de fronteira seca do País. Além disso, passaram pela fronteira cerca de 400 mil carros e 15 mil cargas roubadas, e 30 mil pessoas que hoje estão desaparecidas. Ele disse que se não houver maior integração dos poderes federal, estaduais e municipais, e uma atuação sistêmica de diferentes órgãos, não será possível ter controle sobre o que passa pelas regiões fronteiriças.(JUAREZ) A única forma de combate é um trabalho sistêmico, inteligente, integrado, um trabalho que envolva todos os órgãos federais, polícia federal, rodoviária federal, força nacional, Exército brasileiro, polícia civil, polícia militar, polícia rodoviária estadual, a união, os estados, os municípios. (REP) Entre os crimes mais comuns praticados nas fronteiras, segundo o especialista, estão narcotráfico, exploração sexual de menores, prostituição, tráfico de armas, munição e pessoas, crimes ambientais, roubo de gado e evasão de divisas. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, presidente da subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, que é ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, elogiou o lançamento do Gabinete de Gestão Integrada pela Presidência da República. (MOZARILDO) Convidar os dirigentes desse gabinete de gestão integrada para fechar uma proposta. Porque o senado enquanto representante dos estados tem que de fato estar atento a essa questão...estamos vivendo problemas nas capitais e em cidades que não são capitais em decorrência do abandono que nossas fronteiras têm tido de maneira sistemática. (REP) O senador lamentou a ausência dos secretários estaduais do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul que foram convidados para o debate. E vai pedir que os governadores encaminhem por escrito a situação nas fronteiras desses estados. Mozarildo marcou para a próxima terça-feira audiência com os secretários de segurança dos estados da região Norte.
07/06/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 07/06/2011, 01h22
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00