CCJ deve aprovar projetos da reforma ainda neste semestre, diz Eunício — Rádio Senado

CCJ deve aprovar projetos da reforma ainda neste semestre, diz Eunício

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE APROVAR OS PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA AINDA NESTE SEMESTRE. É O QUE PROMETE O PRESIDENTE DA CCJ, EUNÍCIO OLIVEIRA. 

LOC: O LÍDER DO GOVERNO, ROMERO JUCÁ, RESSALTA QUE AS PROPOSTAS NÃO PRECISAM MAIS DE TANTA DISCUSSÃO PORQUE SÃO TEMAS JÁ CONHECIDOS DOS SENADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: O presidente da Comissão Especial da Reforma Política, senador Francisco Dornelles, do PP do Rio Janeiro, entrega nesta quarta-feira para o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, os projetos que tratam das mudanças nos sistemas eleitoral e político. As onze propostas serão imediatamente encaminhadas para a Comissão de Constituição e Justiça. O presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, já tem um calendário definido. Depois de escolher os relatores para cada um dos projetos, ele vai dar um prazo para a apresentação dos relatórios. Segundo Eunício, não serão realizadas audiências públicas porque a Reforma Política já foi amplamente debatida. O presidente da comissão destacou que, para as mudanças saírem do papel, os senadores devem decidi-las no voto. (Eunício) Na hora em que a matéria chegar à Comissão, eu vou distribuir para o relator dando uma sessão para que ele apresente o relatório, para que discutamos a matéria e aprovemos essa matéria. A depender da Comissão, essa matéria será aprovada ainda neste semestre. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça tem o compromisso de votar logo as mudanças. (Jucá) As matérias são polêmicas, vai haver debate. Mas acho que é importante colocá-las para o debate e para o voto. A partir daí, enviá-la para a Câmara dos Deputados. Uma grande parte dos temas já foi votada pelo Senado e enviada para a Câmara dos Deputados. Novamente, o Senado está saindo na frente, tomando providências, votando, discutindo a questão política, e propondo uma reforma mais ampla no sistema eleitoral. Portanto, queremos mudar as regras políticas do país. REP: Entre as mudanças aprovadas pela Comissão Especial da Reforma Política estão o financiamento público de campanha, o fim da reeleição e mandato de cinco anos para os cargos de presidente da República, governador e prefeito e a candidatura avulsa, que permitirá ao cidadão disputar as eleições mesmo não estando filiado a nenhum partido.
16/05/2011, 01h16 - ATUALIZADO EM 16/05/2011, 01h16
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00