Acordo pode permitir aprovação de agrotóxicos genéricos — Rádio Senado

Acordo pode permitir aprovação de agrotóxicos genéricos

LOC: UM ACORDO NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEVE PERMITIR A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE REGULAMENTA OS AGROTÓXICOS GENÉRICOS. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DECIDIU NESTA QUINTA-FEIRA MARCAR A VOTAÇÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Se os genéricos reduziram o preço dos medicamentos, defensivos agrícolas genéricos poderão baratear esses produtos. Essa é a lógica do projeto que regulamenta o registro de agrotóxicos genéricos, substâncias com fórmula idêntica à desenvolvida originalmente pelas empresas do setor. O relator da proposta na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, prevê menos custos para o produtor e comida mais barata na mesa. (MOKA) Propiciará a produção de agrotóxicos por um preço mais barato e acessível, de modo a servir de estimulador à concorrência entre fabricantes e incentivará a produção no campo. (REPÓRTER) O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, apontou outro benefício da regularização dos agrotóxicos genéricos. (GURGACZ) Não apenas diminuindo o preço, mas dessa forma estancando o contrabando que hoje é feito desse produto através das nossas fronteiras, sem nenhum controle, e as pessoas estão utilizando. (REPÓRTER) Acir Gurgacz marcou a votação para a próxima quinta-feira. O projeto, do ex-senador Heráclito Fortes, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados se for aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O relator Waldemir Moka mudou o texto, depois de negociar uma proposta de consenso com representantes do governo. Uma das alterações é que o registro dos agrotóxicos genéricos deverá passar por um comitê formado por órgãos públicos das áreas de saúde, de agricultura e de meio ambiente. Outra mudança é que a responsabilidade de observar direitos de patente vai ser da empresa e do usuário beneficiados pelo uso do agrotóxico genérico. 
05/05/2011, 12h59 - ATUALIZADO EM 05/05/2011, 12h59
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00