Sarney descarta onda de ataques em resposta à morte de Osama Bin Laden — Rádio Senado

Sarney descarta onda de ataques em resposta à morte de Osama Bin Laden

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, NÃO ACREDITA QUE A MORTE DE OSAMA BIN LADEN VÁ DESENCADEAR UMA ONDA DE ATAQUES TERRORISTAS. 

LOC: E O SENADOR EDUARDO SUPLICY ACHA QUE A MORTE DO LÍDER DA REDE AL QAEDA NÃO É SUFICIENTE PARA LIVRAR O MUNDO DA AMEAÇA DO TERROR. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Tonight, I can report to the American people and to the world that the United States has conducted an operation that killed Osama bin Laden, the leader of Al Qaeda, and a terrorist who¿s responsible for the murder of thousands of innocent men, women, and children. (REPÓRTER) À meia-noite e meia desta segunda-feira, hora de Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em rede nacional de televisão: "Esta noite, posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al-Qaeda e um terrorista que é responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes." A ação que matou bin Laden, nos arredores da capital do Paquistão, Islamabad, ocorre quase dez anos depois do ataque de 11 de Setembro, considerado o maior atentado terrorista da história. E a morte de Osama bin Laden foi o assunto da primeira pergunta que os jornalistas fizeram ao presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, quando ele chegou ao Congresso, na manhã desta segunda-feira. Será que a morte do líder da rede Al-Qaeda vai provocar uma onda de ataques terroristas? (SARNEY) Eu acho que não. Eles estão muito debilitados, e as nações aliadas que se colocaram contra o terror tem feito um trabalho de desmontagem muito grande dessa rede universal de terrorismo com algum sucesso. (REPÓRTER) Para o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, e que faz parte da Comissão de Relações Exteriores, a morte de Osama bin Laden não é suficiente para livrar o mundo da ameaça do terrorismo. Suplicy defende o fortalecimento de instituições democráticas nas regiões de onde se originam grupos terroristas. (SUPLICY) Nós precisamos acelerar os passos para construir aquelas instituições que coloquem as pessoas em geral se sentindo vivendo num lugar onde haja instituições que garantam a participação de todos com realização de justiça efetiva, todos aqui vivem em dignidade, com plena liberdade. (REPÓRTER) O presidente americano Barack Obama afirmou que a morte de bin Laden é um feito histórico, mas reconheceu que a rede Al-Qaeda vai tentar fazer novos ataques aos Estados Unidos. 
02/05/2011, 01h00 - ATUALIZADO EM 02/05/2011, 01h00
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00