ONU deverá firmar acordos com Brasil para organizar Copa e Olimpíadas — Rádio Senado

ONU deverá firmar acordos com Brasil para organizar Copa e Olimpíadas

LOC: A ONU ESTUDA MODELOS DE PARCERIAS E DEVERÁ FINALIZAR EM BREVE ACORDOS COM O BRASIL PARA A ORGANIZAÇÃO DA COPA DE 2014 E DAS OLIMPÍADAS DE 2016.

LOC: A INFORMAÇÃO FOI TRAZIDA AO SENADO PELO COORDENADOR DO "PNUMA", O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, QUE PARTICIPOU DE AUDIÈNCIA PÚBLICA NO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA.

TEC: O "Pnuma", o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tem um histórico de colaboração com os países que organizam os maiores eventos esportivos do globo: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E como o Brasil é a bola da vez, escolhido para sediar a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o diretor-geral do "Pnuma", Achim Steiner, está em visita ao país, finalizando com os ministérios e Comitês Organizadores os detalhes das parcerias que o programa quer firmar no País. Para a ONU, o Brasil está na vanguarda na busca de um modelo que substitua o capitalismo predatório da natureza pela economia verde. E organizar a Copa e as Olimpíadas sem prejudicar o meio ambiente será bom para o país, como disse Steiner durante reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado. (ACHIM STEINER - COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA): Oferecemos o know-how da ONU, toda nossa experiência histórica para compartilhar com o Brasil na organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Esperamos que já nos próximos meses esta parceria estará finalizada, pois estes mega-eventos são oportunidades ideais para experimentar com as tecnologias verdes, com um ponto de vista de vanguarda em termos de organização. (REP) Além das parcerias para a Copa e as Olimpíadas, também é prioridade para a ONU a organização da "Rio + 20", a mega-conferência que vai reunir os chefes de Estado de todo o mundo no Rio de Janeiro em junho do ano que vem. Na pauta, o que os países devem fazer contra o desequilíbrio ecológico do planeta. Para Achim Steiner, a escolha do Brasil como sede deste evento não foi apenas para relembrar os 20 anos da "ECO 92". A ONU afirma que o Brasil pode servir de exemplo para outros países na transição para uma economia sustentável. (ACHIM STEINER - COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA) - È muito importante ressaltar para todo o mundo, de acordo com pesquisas desenvolvidas por institutos acadêmicos, que o Brasil já emprega 2 milhões e 600 mil pessoas em setores relacionados à substituição do carbono pela energia limpa. Também os grandes investimentos sustentáveis que estão sendo feitos na área da Amazônia, são alguns dos sinais positivos que o Brasil já está dando para o mundo. (REP): A Comissão decidiu criar mais uma subcomissão, para acompanhar todas as discussões envolvendo a "Rio + 20".
26/04/2011, 01h52 - ATUALIZADO EM 26/04/2011, 01h52
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00