Dependentes químicos deverão ser reinseridos no mercado de trabalho — Rádio Senado

Dependentes químicos deverão ser reinseridos no mercado de trabalho

LOC: ERA PARA SER APENAS UM CICLO DE DEBATES, MAS A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE POLÍTICAS SOCIAIS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS JÁ APRESENTA RESULTADOS CONCRETOS. 

LOC: DEPOIS DE PROVOCADO, O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, VAI CRIAR UMA LINHA DE POLÍTICAS ESPECÍFICAS PARA REINTEGRAR AO MERCADO DE TRABALHO OS DEPENDENTES QUÍMICOS RECUPERADOS. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE ACOMPANHOU A AUDIÊNCIA E TRAZ MAIS INFORMAÇÕES. 

TÉC: A audiência pública para discutir segurança pública e legislação foi iniciada com uma boa notícia. A secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Zilmara Alencar, comunicou que os dependentes de drogas lícitas como o álcool e também as ilícitas como crack e cocaína serão alvo de políticas específicas de reinserção social. A decisão foi provocada por um pedido do presidente da subcomissão, senador Wellington Dias, do PT do Piauí ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A medida foi comemorada pelo senador petista. (0414WDias ¿ 8¿) ¿A presença da secretária aqui nos abre um caminho novo, que o próprio governo reconhece que é impossível fazer uma política de reinserção sem a área do trabalho.¿ (Rogério) A senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul, aproveitou o comunicado e foi além. (0414AnaAmélia ¿ 12¿) ¿Propus que o Ministério do Trabalho acione as centrais sindicais e as centrais patronais para discutir conjuntamente, já que eles estão na ponta, para a reinserção social dos dependentes químicos, especialmente o crack.¿ (Rogério) Na audiência, a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, apresentou a prioridade da presidente da República na questão do combate à expansão do tráfico e consumo de crack no país. (0414PaulinaDuarte- 12¿) ¿O grande desafio é realmente fazer com que este tema seja discutido pelo Governo, pelo Legislativo, pelo Judiciário, pela sociedade dentro dos padrões da racionalidade e de realidade..¿ (Rogério) Em duas semanas, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas vai lançar uma pesquisa sobre o consumo do crack em todo o Brasil. A próxima reunião da subcomissão vai discutir os aspectos de saúde pública e tratamento de dependentes químicos.  
14/04/2011, 01h45 - ATUALIZADO EM 14/04/2011, 01h45
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00