CDH reúne especialistas para discutir o ensino da pessoa com deficiência — Rádio Senado

CDH reúne especialistas para discutir o ensino da pessoa com deficiência

LOC: O DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE FOI CELEBRADO NO DIA 8 DE ABRIL. PARA MARCAR A DATA, A CDH REUNIU ESPECIALISTAS E ESTUDANTES, NESTA SEGUNDA-FEIRA, PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO DOS CEGOS NO PAÍS.

LOC: ELES FRISARAM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO BRAILLE PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MESMO DIANTE DOS AVANÇOS DA INFORMÁTICA.

Para lembrar o dia Nacional do Braille, comemorado no dia 8 de abril, a Comissão de Direitos Humanos reuniu representantes de entidades dedicadas aos direitos da pessoa com deficiência, estudantes e professores para discutir a situação da educação das pessoas com deficiência visual no país. O senador do PT gaucho, Paulo Paim, presidente da Comissão, explicou o significado do encontro (Paulo Paim) O nosso papel é dar o palco pra quem muitas vezes não tem o palco, pra falar da sua vida, das suas coisas do seu dia a dia, das suas dificuldades e do seu conhecimento. (Repórter) Uma preocupação dos especialistas ouvidos pela CDH é com a diminuição do volume de livros editados em Braille no país. Eles reconhecem que os avanços da informática ampliam as chances de inclusão da pessoa cega, mas defendem que o sistema precisa ser difundido, para garantir a autonomia desses brasileiros. Moises Bauer Luiz, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conade, demonstrou preocupação com o ensino para alunos com deficiência visual. Na opinião dele, apesar de investir em tecnologia, o Ministério da Educação precisa destinar dinheiro para treinamento de profissionais especializados para a produção em Braille. (Moisés Bauer) E a produção do Braille exige muito conhecimento humano muito investimento em recursos humanos pra que essas publicações saiam com qualidade. (Repórter) Além dos expositores da audiência pública, estudantes, professores e outros profissionais com deficiência visual puderam falar sobre suas experiências e dificuldades. Todos foram unânimes em frisar a importância da inclusão dos cegos no mercado de trabalho, e de como o acesso à leitura Braille contribui para a preparação desses cidadãos.

LOC: TAMBÉM PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA: O ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS JONIR BECHARA CERQUEIRA, REGINA DE OLIVEIRA, DA FUNDAÇÃO DORINA NOWIL, TELMA NANTES DE MATOS, DA ORGANIZAÇÃO D E CEGOS DO BRASIL. 

LOC: E AINDA...ANTONIO JOSÉ FERREIRA, DA SECRETARIA DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, E PAULO BRANDÃO, CONSULTOR EM SISTEMA BRAILLE DO SENADO FEDERAL.
11/04/2011, 03h03 - ATUALIZADO EM 11/04/2011, 03h03
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00