Lideranças do movimento negro querem que estatuto seja regulamentado — Rádio Senado

Lideranças do movimento negro querem que estatuto seja regulamentado

LOC: REGULAMENTAÇÃO DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, COTAS NAS UNIVERSIDADES E NO SERVIÇO PÚBLICO, E POLÍTICAS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES NO BRASIL. ESSAS SÃO ALGUMAS DAS REIVINDICAÇÕES DE MOVIMENTOS E LIDERANÇAS NEGRAS. 

LOC: REUNIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, ELES DEBATERAM OS OITO ANOS DE CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, que foi autor do Estatuto da Igualdade Racial, lembrou que já está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, com parecer pela aprovação, o projeto que reserva metade das vagas nas universidades para alunos de escolas públicas, com cotas para negros e índios, seguindo a proporção da população regional. Paim citou como exemplo prático de ação afirmativa resultante do Estatuto da Igualdade Racial o sistema de cotas adotado para concursos no Itamaraty. (PAIM) Nós sabemos que não é porque com a abolição da escravatura não vieram as políticas públicas para os negros, que os ex-escravos voltaram para a senzala... Nós seguimos lutando. Esse é o estatuto não dos nossos sonhos, mas o que permitiu a correlação de forças no Congresso Nacional aprovar. Um dos temas que não abandonamos são as cotas, elas nos serviços públicos, nas mídias e nas universidades. (REP) Paim também espera ver aprovado projeto que já passou na Comissão de Assuntos Sociais e que torna o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado nacional. Mário Lisboa Teodoro, secretário-executivo da Sepir, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, destacou que é preciso consolidar em nível nacional políticas que valorizem os negros e contribuam para diminuir as desigualdades e o racismo. (MARIO) Se um dos grandes motivadores do governo hoje é o combate à desigualdade e a miséria, eu diria que a questão racial está no centro da questão social hoje no Brasil e tem que estar. (REP) O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araújo, destacou a necessidade de regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial. (ELOI) A Sepir é criada no bojo de um cenário internacional e no bojo do movimento negro brasileiro, que exige a criação de um órgão, que exige que o governo brasileiro assuma a construção de políticas públicas de igualdade racial. e agora é preciso que o movimento negro brasileiro se organize que venha para frente para poder fazer o grande desafio que é a regulamentação desse estatuto. (REP) Entre os participantes do debate também estavam a ex-ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial; Nelson Fernando Inocêncio Silva, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília; e Fernando Benício dos Santos, coordenador da Educafro. 
28/03/2011, 01h53 - ATUALIZADO EM 28/03/2011, 01h53
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00