Infraestrutura analisa recondução de Cláudio Passos Simão para Anac — Rádio Senado

Infraestrutura analisa recondução de Cláudio Passos Simão para Anac

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA INICIOU NESTA QUINTA A ANÁLISE DA RECONDUÇÃO DE CLÁUDIO PASSOS SIMÃO PARA A ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. 

LOC: CLÁUDIO VIRÁ À COMISSÃO NA PRÓXIMA SEMANA, QUANDO DEVERÁ RESPONDER A UMA SÉRIE DE RECLAMAÇÕES DE SENADORES SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DAS COMPANHIAS AÉREAS OFERECIDOS À POPULAÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os indicados para agências, como a de aviação civil, passam por uma sabatina nas comissões do Senado antes de assumirem os cargos. Cláudio Passos Simão veio ao Senado quando foi indicado pela primeira vez, em 2008, para a diretoria da Anac. O mandato dele terminou em fevereiro e agora a presidente Dilma Rousseff sugere uma recondução. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, já antecipou que quer discutir o acordo firmado com os Estados Unidos sobre a atuação das companhias aéreas dos dois países. O chamado céu aberto prevê o fim de restrições de vôos a partir de 2015. Dornelles teme que haja uma concorrência desigual. (DORNELLES) Eu vi a morte da Varig. Como a Varig morreu? Foi feito um acordo aéreo Brasil-Estados Unidos em que a Transbrasil e a Vasp podiam chegar aos Estados Unidos e companhias americanas podiam chegar ao Brasil. A Varig tinha 70% da linha Brasil-Estados Unidos. As companhias americanas que aqui chegaram fizeram uma política de dumping, preço de passagem a 100 dólares, dificultando enormemente a Varig. (REP) Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, também quer saber o porquê do fechamento de vários postos da Anac pelo País. (DELCÍDIO) Quando um piloto precisa de renovar a sua licença, ele tem que vir a Brasília. MAS a grande maioria opera nos Estados, com pequenos aviões, com táxi aéreo e assim por diante. Não é barato um deslocamento, e, muitas vezes, ele vem para cá, fica vários dias, quando não retorna para depois vir de novo a Brasília para regularizar a sua situação. (REP) O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, é o relator da indicação de Cláudio Passos Simão para a Anac. E revelou que já conversou com o atual diretor interino da agência sobre o que esperar da sabatina. (BLAIRO) De fato, as reclamações contra a Anac são muito grandes, há um descontentamento enorme dentro da aviação civil e até disse a ele: -Você se prepare que, na sua argüição, todos esses pontos serão aqui levantados e debatidos. (REP) Se aprovada na Comissão de Infraestrutura, a recondução de Cláudio Passos Simão à diretoria da ANAC segue para votação no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: E A COMISSÃO DE INFRAESTUTURA APROVOU UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA ESTE ANO. OS SENADORES DEVERÃO CHAMAR OS MINISTROS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DE TRANSPORTES E DOS PORTOS. 

LOC: TAMBÉM FOI APROVADA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O PRÉ-SAL, O PROJETO NORTE COMPETITIVO E O TREM BALA ENTRE AS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.
24/03/2011, 01h33 - ATUALIZADO EM 24/03/2011, 01h33
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00