Banco Central continuará vigilante no controle da inflação, diz Tombini — Rádio Senado

Banco Central continuará vigilante no controle da inflação, diz Tombini

LOC: O BANCO CENTRAL VAI CONTINUAR VIGILANTE NO CONTROLE DA INFLAÇÃO E CONTINUARÁ AUMENTANDO A TAXA SELIC SE FOR NECESSÁRIO SEGURAR O CONSUMO. 

LOC: FOI O QUE DISSE NESTA TERÇA O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL AOS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O presidente do banco central, Alexandre tombini, disse que os índices de inflação, até o terceiro trimestre do ano, ainda deverão ser elevados. Isso por conta de um resíduo inflacionário do final do ano passado e também porque no início de 2010 a inflação estava, segundo ele, atipicamente baixa. Tombini disse que o banco continuará a mexer na selic, a taxa de referência de juros na economia, para estimular ou segurar o consumo. A senadora gleisi Hoffmann, no entanto, questionou o presidente do BACEN se os setores produtivos não deveriam ser mais ouvidos na hora de uma definição da política monetária. Gleisi disse que a agricultura continua batendo recordes e o BNDES teve um lucro inédito em sua história investindo no desenvolvimento econômico. A senadora do PT do Paraná citou um desenho antigo para ilustrar sua preocupação. (GLEISI): um desenho que tinha, havia um leão e uma hiena. lippy e hardy, e a hieninha vivia atrás do leão e dizia, oh vida, oh, dor, vai dar tudo errado. e o mercado tá um pouco pra hiena nessa questão. E queria saber do senhor qual a influência do humor do mercado nas consequências das políticas que conduzimos em relação a inflação. (REP) Tombini disse que estudos, como o relatório Focus, preparados pelo Banco Central, levam em conta, na medida do possível, outros atores do cenário econômico que não o mercado financeiro. (TOMBINI) a ideia de ampliar não é nova, um esforço de ampliação junto ao próprio mercado, consultorias, mas o esforço de ampliação depende do outro lado. porque exige uma governança, um sujeito pra fornecer todo dias as informações. senão sai de férias, sai da pesquisa. Depende de uma estrutura. gostaríamos de ter todas as universidades, departamentos de economia fornecendo também. não sei se há interesse. (REP) O presidente do Banco Central também destacou que a política monetária demora cerca de nove meses para surtir efeito. 
22/03/2011, 01h45 - ATUALIZADO EM 22/03/2011, 01h45
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00