Haddad detalha metas do Ministério da Educação para os próximos 4 anos — Rádio Senado

Haddad detalha metas do Ministério da Educação para os próximos 4 anos

LOC: MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO E VALORIZAR OS PROFESSORES SÃO AS METAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. 

LOC: OS OBJETIVOS FORAM EXPLICADOS À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO PELO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro Fernando Haddad fez um balanço da interação do Congresso com o Ministério da Educação durante o ultimo governo. Segundo ele, leis importantes para a estruturação da educação brasileira foram discutidas e aprovadas pelo Legislativo, em um esforço para colocar a educação como uma questão de Estado e não de governos ou tendências políticas. Ele explicou que o item mais importante da pauta do MEC com o Congresso neste ano é a discussão do Plano Nacional da Educação, um conjunto de metas estabelecido ano a ano, de 2012 até 2021. O ministro destacou que diferentemente do primeiro plano nacional da educação, o texto deste projeto é resultado de discussões com a sociedade, em três conferências nacionais. O objetivo do plano é, nos próximos dez anos, valorizar o profissional de educação, elevar a qualidade de ensino e garantir a meta de investimento de 7 por cento do PIB na área educacional. Fernando Haddad destacou a melhoria do desempenho brasileiro nas avaliações internacionais, mas lembrou que para os próximos dez anos, a expectativa é alcançar as mesmas notas dos países desenvolvidos. Apesar de considerar as metas ambiciosas, o ministro reconhece que a educação é um tema que sensibiliza a sociedade brasileira. (Fernando Haddad) Eu entendo que o Brasil como nação dá mais valor à educação hoje do que nunca, as famílias estão mais atentas a realidade educacional a pressão sobre o sistema é mais forte, então tudo isso cria um caldo de cultura muito favorável. (Ana) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, presidente da Comissão de Educação, disse que o colegiado é um canal para que os senadores possam trazer problemas pontuais no setor. Ele acredita que a política ampla de educação apresentou avanços. (Roberto Requião) O MEC tem uma estrutura enorme, progresso reconhecido por todos nos mas sempre aqui e ali teremos pequenos incêndios, mas de qualquer forma esse espaço de audiência na comissão de educação oferece aos senadores a oportunidades de trazer pequenos problemas, que podem ser resolvidos as vezes com um telefonema. (Ana) Os senadores pediram informações sobre o programa de educação infantil, programas de educação profissionalizante, expansão das universidades federais e o programa universidade para todos, o Prouni.
15/03/2011, 01h48 - ATUALIZADO EM 15/03/2011, 01h48
Duração de áudio: 02:49
Ao vivo
00:0000:00