Jayme Campos é eleito para presidir a CAS — Rádio Senado

Jayme Campos é eleito para presidir a CAS

LOC: O FINANCIAMENTO DA SAÚDE DEVERÁ SER UM DOS TEMAS DE DESTAQUE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NESTE ANO. FOI O QUE FALARAM VÁRIOS SENADORES NA ABERTURA DOS TRABALHOS DA COMISSÃO, NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: O SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO, FOI ELEITO PARA PRESIDIR O COLEGIADO ATÉ O PRÓXIMO ANO; E CASILDO MALDANER, DO PMDB DE SANTA CATARINA, ESCOLHIDO PARA VICE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os senadores Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, e Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, disseram que a Comissão de Assuntos Sociais vai ouvir a sociedade em busca de propostas que possam favorecer quem mais precisa. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, sugeriu que a CAS inicie os trabalhos ouvindo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. (MOKA) Não só o ministro da área de saúde como aqueles que estão envolvidos. Todos aqueles que disputaram a última eleição sabem a necessidade que o país tem de discutir a questão da saúde. (REP) O novo presidente do colegiado, Jayme Campos, destacou ainda a dificuldade de financiamento da saúde. Um dos caminhos poderia ser a efetiva implementação da emenda constitucional número 29, que estabelece o mínimo a ser gasto em saúde por municípios, estados e pela União, e o que pode ser considerado investimento no setor. (JAYME) Todos sabemos que é de fundamental importância a regulamentação da emenda 29. Entretanto, me parece que há uma má-vontade do executivo nessa regulamentação. Temos que concordar também que não é apenas uma falta de recursos, mas uma má-gestão. Para que efetivamente os recursos cheguem na ponta. (REP) Humberto Costa, senador do PT de Pernambuco, que foi ministro da Saúde, também lamentou a falta de dinheiro para o setor. (HUMBERTO) Temos hoje um grave problema na área da saúde no Brasil que é o problema do financiamento. Após o fim da CPMF nós passamos a viver cronicamente uma carência de recursos nessa área. (REP) Outro tema a ser debatido na Comissão de Assuntos Sociais será a erradicação da pobreza. A pedido do senador Eduardo Suplicy, de São Paulo, e dos demais integrantes da bancada do PT, a CAS e a Comissão de Assuntos Econômicos vão ouvir autoridades do governo e especialistas sobre as ações em andamento nesse sentido, com destaque para os programas de transferência de renda, como o bolsa-família. 
02/03/2011, 01h30 - ATUALIZADO EM 02/03/2011, 01h30
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00