Senado deve instalar na terça comissão especial para discutir proposta — Rádio Senado

Senado deve instalar na terça comissão especial para discutir proposta

LOC: O SENADO DEVE INSTALAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DISCUTIR A PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA.

LOC: JÁ A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE SE REUNIR NA QUARTA PARA DECIDIR QUAL PROVIDÊNCIA DEVE TOMAR PARA MUDAR O FUSO HORÁRIO DO ACRE.
 
LOC: E DURANTE A SEMANA OS SENADORES DEVEM CONCLUIR A DEFINIÇÃO DOS PRESIDENTES DAS COMISSÕES PERMANENTES. MAIS DETALHES SOBRE A RETOMADA DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES.
 
Na terça-feira, o Senado Federal vai instalar a Comissão Especial que vai discutir as propostas de reforma política no País. A comissão será presidida pelo senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, e terá 12 integrantes, entre eles sete ex-governadores e os ex-presidentes da República Itamar Franco e Fernando Collor. Eles devem apresentar, no prazo de 45 dias, um anteprojeto de reforma política, que será em seguida analisado por todos os senadores. Itamar Franco já adiantou que vai defender o fim do voto obrigatório e da possibilidade de reeleição. O senador do PPS de Minas Gerais também se manifestou contra a proposta de lista fechada, em que os partidos indicam os candidatos a vereadores e deputados. (Itamar) No momento em que os partidos brasileiros, seja em nível regional, seja em nível federal, têm a sua ditadura, cinco ou seis é que mandam no partido, e formam uma lista fechada, se a direção partidária ditatorial não gostar deste ou daquele candidato pelas suas ações, porque não tem os olhos verdes ou azuis, será muito difícil um candidato ser colocado na linha de frente numa lista fechada. Acho difícil. (REP) Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça volta a se reunir para analisar uma pauta com 10 itens. O primeiro projeto na pauta é uma consulta feita pelo presidente da casa, José Sarney, do PMDB do Amapá, sobre que providência deve tomar para efetivar o antigo fuso horário do Acre. O Tribunal Superior Eleitoral enviou um ofício ao Senado, comunicando o resultado da consulta popular feita em outubro do ano passado, quando quase 57 por cento dos eleitores acreanos preferiram a volta ao fuso que vigorou até 2008, de duas horas a menos em relação a Brasília. O relator, senador Sérgio Petecão, do PMN do Acre, espera resolver o assunto o mais rápido possível. (PETECÃO) Até porque nós esperávamos poder tomar essa decisão, essa decisão histórica, que é a volta do horário do povo acriano. Mas agora vamos aguardar aí a próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça. (REP) E após um acordo com os líderes partidários, as comissões permanentes vão retomar as atividades e os novos integrantes vão eleger os presidentes e vice-presidentes dos colegiados para os próximos dois anos. Os partidos políticos já divulgaram as indicações para os cargos e a escolha deve ser feita ao longo da semana. Na volta dos trabalhos legislativos, os parlamentares devem voltar a analisar projetos que já estavam em discussão, além de propostas apresentadas neste ano.
18/02/2011, 01h30 - ATUALIZADO EM 18/02/2011, 01h30
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00