Sarney crê que duas comissões não atrapalham Reforma Política — Rádio Senado

Sarney crê que duas comissões não atrapalham Reforma Política

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, AVALIA QUE O FUNCIONAMENTO DE DUAS COMISSÕES DE REFORMA POLÍTICA, UMA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E OUTRA NO SENADO, VAI AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CONSENSUAL.

LOC: OS INTEGRANTES DA COMISSÃO ESPECIAL DEFENDEM A ESCOLHA DE TEMAS QUE CONTEM COM O APOIO DE TODOS OS PARTIDOS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO AINDA NESTE ANO.

TÉC: Um dia após o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, anunciar a criação de uma Comissão Especial de Reforma Política, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, fez o mesmo. Por ser um tema comum e prioritário, as duas Casas do Legislativo vão discutir as mudanças no atual sistema. Para o presidente do Senado, o funcionamento de duas comissões discutindo o mesmo assunto não vai atrapalhar o andamento da Reforma Política. José Sarney disse ainda que a fórmula de duas comissões é melhor que a de uma Comissão Mista, formada por deputados e senadores. Isso porque, em sua opinião, o debate sobre temas polêmicos evolui para propostas concretas quando feito em pequenos colegiados. (Sarney) Vamos fazer nossa proposta e a Câmara vai apresentar a dela. Haverá um momento de discutirmos para evoluirmos para uma proposta consensual. Em relação à comissão mista, minha experiência mostra que uma grande comissão não funciona. Assim, a nossa é pequena, não-partidária e ainda conta com figuras expressivas. O prazo de discussão será pequeno para a votação da Reforma. Vamos unir as propostas para termos um projeto de consenso. (REP) O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, disse que o desafio da comissão será escolher temas que sejam de fato votados. Ele citou o financiamento público de campanha, o fim do voto proporcional ¿ que considera os votos do partido e das coligações nas eleições para deputados federais e estaduais e vereadores ¿ e a redução do número de partidos políticos. (Demóstenes) Aposto que se partirmos para discussões intermináveis a Reforma Política mais ficará caída por aí. Acredito que devemos centrar em 2 ou 3 pontos no máximo e fazer a reforma possível agora para que ela possa continuar evoluindo no futuro. (REP) A Comissão Especial da Reforma Política ainda será instalada. Entre os senadores convidados para integrá-la estão os ex-presidentes da República Fernando Collor de Mello, do PTB de Alagoas, e Itamar Franco, do PPS de Minas Gerais, além do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais.
09/02/2011, 00h35 - ATUALIZADO EM 09/02/2011, 00h35
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00