MP que reajusta o mínimo deverá ser votada em abril — Rádio Senado

MP que reajusta o mínimo deverá ser votada em abril

LOC: O SENADO SÓ DEVERÁ VOTAR A MEDIDA PROVISÓRIA DO SALÁRIO MÍNIMO EM ABRIL, APÓS APRECIAÇÃO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DEFENDE QUE O CONGRESSO NACIONAL APROVE O VALOR DEFINIDO PELA EQUIPE ECONÔMICA. MAS A OPOSIÇÃO VAI INSISTIR NO PISO DE SEISCENTOS REAIS.

TÉC: O Senado só vai votar a medida provisória do salário mínimo após aprovação pela Câmara dos Deputados, o que deverá ocorrer em abril. A discussão ainda gira em torno do valor do piso. A equipe econômica definiu em 545 reais o novo salário mínimo, uma correção de pouco mais de 6%. Mas os sindicalistas querem 580 reais, sob o argumento de que os trabalhadores devem receber um ganho real, além da inflação. Em meio à apresentação de emendas pelos parlamentares, que são sugestões de alterações ao projeto original, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, se disse favorável à aprovação do salário mínimo proposto pelo governo. Ele defende o respeito ao acordo que definiu como será o reajuste até 2023, para evitar a quebra de braço entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional todos os anos. O presidente do Senado alertou ainda que um aumento maior poderia comprometer a estabilidade econômica. (Sarney) Defendo a manutenção do acordo feito com as centrais sindicais e o governo. Evidentemente que temos que verificar os números do nosso Orçamento. Não podemos de nenhuma maneira pensar em fazer a fixação do salário mínimo arbitrariamente sem jogar essas condições. Até porque isso não interessa aos trabalhadores. Porque se desarticulamos a estabilidade econômica, isso vai repercutir na classe trabalhadora. (REP) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, reafirmou que o partido vai tentar aprovar um salário mínimo de 600 reais. (Álvaro Dias) Achamos que o governo subestimou a Receita de 2010, portanto, há espaço para um reajuste melhor do salário. Essa é a razão da nossa proposta, que pretende fixar em R$ 600. Não estamos gerando falsa expectativa. Não estamos afirmando que vamos aprovar. Sabemos da força do governo e certamente fará valer o seu desejo. (REP) Em reunião com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, os líderes da base aliada discutiram a aprovação do projeto de lei que vai sacramentar a regra de reajuste do salário mínimo. O líder do PT, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, afirmou que a ideia do governo é deixar o critério definido até 2014, e não mais 2023. (Humberto) Em princípio seria a manutenção da regra tendo em conta 2014 por se tratar do ano em que se conclui o mandato da presidente Dilma. Mas essa questão poderá ser discutida. O mais importante é o estabelecimento da regra que vai transformar em lei uma conquista dos trabalhadores. Conversamos e há um consenso de todos os líderes de que é necessário votar essas regras em benefício dos trabalhadores. (REP) Além do valor do salário mínimo, o Congresso Nacional ainda deverá discutir o reajuste dos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso e a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.
08/02/2011, 00h29 - ATUALIZADO EM 08/02/2011, 00h29
Duração de áudio: 02:58
Ao vivo
00:0000:00