Eunício Oliveira defende criação de comissão especial — Rádio Senado

Eunício Oliveira defende criação de comissão especial

LOC: A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO ESPECIAL PARA ELABORAR UM ANTEPROJETO DE REFORMA POLÍTICA NO CONGRESSO É UMA DAS PRIORIDADES ANUNCIADAS PELO PRESIDENTE DA CASA, SENADOR JOSÉ SARNEY, PARA O INÍCIO DESTE ANO LEGISLATIVO. 

LOC: A NOVA COMISSÃO MISTA FOI DEFENDIDA PELO SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA, INDICADO PELO PMDB, MAIOR BANCADA NO SENADO, PARA ASSUMIR A COBIÇADA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Entre as principais questões que deverão ser enfrentadas pela comissão encarregada de elaborar um anteprojeto de reforma política estão a fidelidade partidária, a suplência de senadores, o financiamento das campanhas e a possível alteração no sistema de voto proporcional para eleição de deputados federais e estaduais. A iniciativa de criar a comissão foi anunciada por José Sarney já em seu discurso de posse, na reeleição para a presidência do Senado, como uma das prioridades para o ano legislativo. Ele informou também que tratou do assunto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (SARNEY) Eu já tratei do problema da reforma política com o ministro a da justiça e ele se dispôs a colaborar de toda maneira que for possível, porque esse também é um pensamento dele, dar prioridade na reforma política. (REP) O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, indicado para ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça, defende a instituição de uma comissão mista. (EUNÍCIO) defendo a criação de uma comissão especial mista que inclua deputados e senadores para que a reforma político partidária seja feita de forma conjunta queimando etapas e construindo consenso de maneira mais eficiente. (Rep) Eunício Oliveira é contra o voto proporcional para eleição de deputados federais e estaduais. Ele prefere o chamado voto majoritário, em que os candidatos que recebem mais votos absolutos vencem a eleição ¿ sem considerar as coligações partidárias. O voto majoritário é usado para eleição de senadores e para Presidente da República, governadores e prefeitos. A comissão especial da reforma política deverá ter prazo de funcionamento de 60 dias. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: OS NOMES QUE VÃO INTEGRAR A COMISSÃO ESPECIAL DA REFORMA POLÍTICA PODEM SER INDICADOS AINDA NA TARDE DE HOJE PELO SENADOR JOSÉ SARNEY, SEGUNDO AFIRMOU O PRÓPRIO PRESIDENTE DO SENADO.
08/02/2011, 00h08 - ATUALIZADO EM 08/02/2011, 00h08
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00