Balanço da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
LOC: O SENADO PROMOVEU NOS ÚLTIMOS DIAS UMA SÉRIE DE AÇÕES E EVENTOS VOLTADOS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
LOC: A REPÓRTER PAULA GROBA TRAZ UM BALANÇO DO QUE ACONTECEU NA SEXTA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA:
Como parte da Sexta Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, o Senado promoveu uma sessão de homenagem, o lançamento de uma exposição do artista Arthur Bispo do Rosário, além de um desfile de moda inclusiva, com a participação de atletas paraolímpicos e atores, entre eles, Max Fercondini e Grazi Massafera. Os participantes do desfile apresentaram peças de vestuário adaptadas para atender as necessidades de pessoas com deficiência. De acordo com a coordenadora do programa Senado Inclusivo, Mônica Freitas, a iniciativa mostra que algumas ações podem melhorar a auto-estima desses brasileiros: (1207D04) O senado se tornou uma casa padrão em termos de acessibilidade e nós queremos que a Esplanada inteira, todos os órgãos públicos sigam esse exemplo. A importância desse evento é de uma maneira lúdica, através de uma festa, de um desfile, de moda inclusiva, de danças de música, que a gente quebre paradigmas, que todos vejam que a pessoa com deficiência é uma pessoa igual, que precisa consumir roupas bonitas, moda interessante. (Paula) No segundo dia de atividades, o Senado promoveu o sexto Fórum Senado Debate Brasil, com o tema "Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional". E o capitão Nelson Leoni falou sobre o livro "Haiti: uma lição de vida", onde relatou como sobreviveu ao tiro de fuzil, que o vitimou quando participava da Missão de Paz brasileira, no Haiti.
(1208A11) ¿Essa iniciativa no Senado, numa Casa tão importante, que as pessoas dão tanto valor e passar a semana inteira mostrando trabalho de deficientes físicos, superação, motivação e tudo mais, com certeza, valoriza muito mais. O Senado mostra realmente que tem esse lado social e demonstra pra todo mundo que se o Senado está fazendo, por que você não faz?¿(PAULA) Uma pesquisa realizada pelo DataSenado verificou que um dos maiores problemas enfrentados por pessoas com deficiência é a discriminação no mercado de trabalho. Sobre o assunto, a consultora da empresa Isocial, conversou com o público dando dicas de como evitar essa discriminação e conseguir um emprego. O evento foi concluído com a apresentação das bandas Toque Especial e Tribo de Jah. Da Rádio Senado, Paula Groba.