Senado cria programa de desenvolvimento gerencial
LOC: O SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, ASSINOU, NESTA QUINTA-FEIRA, UM ATO QUE CRIA O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO SENADO FEDERAL.
LOC: SÃO AÇÕES DE CAPACITAÇÃO VOLTADAS PARA AS CHEFIAS DE DEPARTAMENTOS DA CASA. A INICIATIVA TEM O OBJETIVO DE MELHORAR A GESTÃO ADMINISTRATIVA COM O APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES.
Dentro das estratégias de reestruturação do Senado, a Secretaria de Recursos Humanos promove cursos para capacitar diretores e chefes de departamentos da Casa. Uma forma de aperfeiçoar o trabalho dos servidores e preparar a Casa para novos desafios. Cento e setenta profissionais já foram capacitados ao longo de 2010. E a intenção é tornar permanente a política de qualificação. Foi o que afirmou o presidente do Senado, José Sarney, ao assinar o ato que institui o programa de desenvolvimento gerencial. (SARNEY)¿É preciso instrumentalizar os gerentes da Casa, para que exerçam suas funções otimizando os resultados, mantendo um clima organizacional próprio, ao alcance os objetivos institucionais. Nosso corpo dirigente deve se preparar para tratar dos desafios vivenciados na instituição e ao mesmo tempo estar pronto para as mudanças que estão por vir como a reforma administrativa, que ora tramita, e o início de uma nova legislatura em 2011. (Paula) Para o diretor geral do Senado, Haroldo Tajra, a iniciativa abrange uma série de estratégias para a renovação da Casa. (HAROLDO)Agradeço ao presidente Sarney por acolher esta iniciativa e nesse momento assinar o ato. O presidente Sarney sempre tem nos conduzido, nos orientado nessa visão, nessa perspectiva de futuro. E é nesse sentido que já tomamos uma série de medidas desde o Portal da Transparência, desde a racionalização dos procedimentos administrativos, a nomeação dos novos servidores concursados, são todas ações que nos fazem pensar o Senado daqui a 30 anos. (Paula) Os cursos oferecidos pelo programa de desenvolvimento gerencial abordam temas como administração de conflitos, gerenciamento de equipes e de projetos, além de comunicação. Segundo a diretora de Recursos Humanos, Dóris Marize, a capacitação dos servidores é um investimento com bom retorno. (DORIZ) Um grupo de servidores, de chefes bem treinados é um investimento em produtividade. Melhoria e economia em várias áreas do ponto de vista de que você vai estar investindo melhor o comando na execução das tarefas. Um chefe que sabe bem mandar, com certeza consegue resultados mais rápidos e mais concretos. (Paula) Segundo a secretaria de Recursos Humanos, os cursos oferecidos pelo programa não acarretam custos para o Senado e são realizados em parceria com a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Paula Groba.