Ministro da Educação deve vir ao Senado para dar explicações sobre exame
LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, DEVE VIR AO SENADO NA SEMANA QUE VEM PARA FALAR SOBRE O ENEM, O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.
LOC: OS PROBLEMAS COM AS PROVAS DO ENEM NO FIM DE SEMANA PASSADO LEVARAM A SENADORA MARISA SERRANO A APRESENTAR, NESTA TERÇA-FEIRA, REQUERIMENTO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PEDINDO A VINDA DO MINISTRO.
TÉC: Na opinião de Marisa Serrano, vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, os erros de impressão prejudicaram a maioria dos mais de 4 milhões de estudantes que fizeram as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, no ultimo fim de semana. Serrano destacou que houve problemas principalmente nos cadernos de respostas, e na troca de questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Para a senadora do PSDB de Mato Grosso do Sul, é preciso que o exame volte a ter o objetivo de melhorar a qualidade da educação no país, em vez de se tornar o que a senadora tachou de ¿um vestibular estatal¿. (SERRANO) O que nos preocupa é justamente é a questão da capacidade de organização e fiscalização, porque nós não estamos discutindo o conteúdo, a forma como foram feitas, mas a logística. e é preciso que isso tenha um basta porque o enem foi criado para ter condições de melhorar o ensino médio através do acompanhamento do nível de conhecimento dos alunos, o que o enem transformou, foi num grande vestibular estatal. (REP) O requerimento para a vinda do Ministro Fernando Haddad foi assinado também pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima. Ele ressaltou que o ministro tem todo o interesse em esclarecer à sociedade os problemas com os exames do Enem e buscar soluções. (JUCÁ) O ministro está a disposição para que possa ser marcada a data e portanto da nossa parte, da parte do governo, da parte do ministro a disponibilidade é total, para que nós possamos não só prestar informações mas ouvir colaborações dos senadores e senadoras e podermos aperfeiçoar os trabalhos. (REP) O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a eventual anulação de algumas questões do Exame Nacional do Ensino Médio seria normal. Ele manteve a divulgação do gabarito oficial da prova, apesar da decisão da juíza federal, Karla de Almeida Miranda Maia, de suspender o Enem em caráter liminar, aceitando a argumentação da ação civil pública do Ministério Público Federal.
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO TAMBÉM APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO DA SENADORA SERYS SLHESSARENKO QUE INSCREVE O NOME DE ANITA GARIBALDI NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA. O PROJETO JÁ PASSOU NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL.
LOC: A CATARINENSE ANITA GARIBALDI NASCEU EM 1921 EM LAGUNA E UNIU-SE AO REVOLUCIONÁRIO ITALIANO GIUSEPPE GARIBALDI. JUNTOS, COMBATERAM NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA. ANITA É REVERENCIADA POR SUA LUTA PELOS IDEIAIS DE LIBERDADE E JUSTIÇA. É ADMIRADA NO BRASIL E NA ITÁLIA, ONDE MORREU AINDA JOVEM.