Avança definição de bancadas de cada país no Parlasul — Rádio Senado

Avança definição de bancadas de cada país no Parlasul

LOC: A DEFINIÇÃO DAS BANCADAS DE CADA PAÍS NO PARLAMENTO DO MERCOSUL ESTÁ AVANÇANDO E PODE SER DEFINIDA NA SEMANA QUE VEM EM MONTEVIDEU, EM REUNIÃO COM OS CHANCELERES DOS QUATRO PAÍSES DO BLOCO. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O SENADOR SÉRGIO ZAMBIAZI, MEMBRO DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLASUL. ELE CONSIDERA A ELEIÇÃO DIRETA FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DA INSTITUIÇÃO. 

TÉC: A sessão marcada para as próximas segunda e terça-feira em Montevideu, sede do Parlamento do Mercosul, terá a presença dos ministros de Relações Exteriores dos quatro países do bloco. Os parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai esperam avançar na definição sobre a proporcionalidade de cada país no Parlamento. A idéia é implantar o chamado critério de representação cidadã, que garante maior número de vagas para os países com população maior. Há um compromisso já firmado para que a composição do Parlasul seja implantada em duas etapas, como explica o senador Sergio Zambiazi, do PTB gaúcho. (ZAMBIAZI) Está caminhando para um acordo, eu acredito que a reunião de segunda feira com os quatro chanceleres e a mesa diretora do parlamento deverá dar um encaminhamento final para esse caso. Primeira parte da transição representação atenuada 37 parlamentares do Brasil com 26 argentina, para 2014 ou quem sabe 2018 então já com representação definitiva de acordo com a proporcionalidade, 75 brasil, 43 argentina Paraguai e Uruguai permanece com 18 e a Venezuela então se discutirá a partir do seu ingresso definitivo. (REP) O senador acredita que a definição do critério de proporcionalidade vai abrir o caminho para a realização de eleições diretas para escolha dos futuros representantes dos países do Mercosul no parlamento regional. (ZAMBIAZI) O parlamento ganhará legitimidade porque só uma eleição da legitimidade. Vencemos a primeira fase fomos vitoriosos. Conseguimos constituir e instalar o parlamento do MERCOSUL, foi algo assim fantástico, aos moldes do parlamento europeu, inclusive com boa assessoria do parlamento europeu que nos foi muito útil. Demos um passo extremamente importante em termos de integração regional E agora a eleição desses representantes permitirá que o parlamento vote propostas que interfiram diretamente no dia a dia do cidadão mercosulino. (REP) Até o momento, somente a população do Paraguai já elegeu em eleições diretas os seus representantes no Parlasul. Para entrar em vigor, o acordo sobre a proporcionalidade precisa ser ratificado pelo Conselho do Mercado Comum, que é o órgão máximo do Mercosul, composto pelos ministros de Relações Exteriores e de Economia de todos os países. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. LOC: APÓS A SESSÃO COM OS CHANCELERES, OS PARLAMENTARES VÃO EXAMINAR UMA EXTENSA PAUTA DE VOTAÇÕES. AS PROPOSTAS ABORDAM ASSUNTOS DIVERSOS, ENTRE ELES: O AVANÇO GRADUAL DO USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, O PLANO DE COMBATE À FEBRE AMARELA, DENGUE E LEISHMANIOSE; E A CRIMINALIDADE NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI.
14/10/2010, 01h43 - ATUALIZADO EM 14/10/2010, 01h43
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00