Mesa Diretora vai debater proporcionalidade do Parlamento — Rádio Senado

Mesa Diretora vai debater proporcionalidade do Parlamento

LOC: OS CHANCELERES DE BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI DEVEM PARTICIPAR DAS NEGOCIAÇÕES SOBRE O NÚMERO DE CADEIRAS QUE CADA PAÍS VAI OCUPAR NO PARLAMENTO CONJUNTO DO MERCOSUL.


LOC: NESTA SEXTA-FEIRA A MESA DIRETORA DO PARLASUL VAI SE REUNIR EM MONVETIDÉU PARA DISCUTIR O ASSUNTO. MAS PARA O SENADOR SÉRGIO ZAMBIASI, DO PTB GAÚCHO, A DEFINIÇÃO QUANTO À PROPORCIONALIDADE DAS BANCADAS AINDA DEPENDE DA ADESÃO PLENA DA VENEZUELA AO BLOCO.

A definição do critério de representação de cada país membro no Parlamento do MERCOSUL é o principal assunto a ser tratado na reunião que o órgão promove na próxima sexta-feira. Há a expectativa de que a mesa diretora do Parlasul decida convidar os ministros de relações exteriores de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para participar dos entendimentos sobre a questão, que tem provocado polêmica entre os países integrantes do bloco. Mas na avaliação do senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, que irá coordenar a representação brasileira na reunião de sexta-feira, não é possível discutir a proporcionalidade das cadeiras no parlamento conjunto antes de uma definição quanto ao ingresso da Venezuela como membro efetivo do MERCOSUL. (SERGIO ZAMBIASI) nós já estamos apelando ao congresso paraguaio para que definitivamente aprove o ingresso pleno da Venezuela porque com o ingresso da Venezuela nós já teremos uma definição de um grupo de cinco países, com isso nós podemos desenhar uma proporcionalidade mais adequada do que a que estava sendo desenhada até então, e eu acho que nós não podemos ter nenhuma decisão sem a adesão plena da Venezuela que nós estamos defendendo. (Celso) Dos quatro países que integram atualmente o MERCOSUL, apenas o Paraguai ainda não ratificou o ingresso da Venezuela como membro efetivo do bloco regional. Da Rádio Senado Celso Cavalcanti.
05/10/2010, 07h16 - ATUALIZADO EM 05/10/2010, 07h16
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00