2º turno será em 31 de outubro — Rádio Senado

2º turno será em 31 de outubro

LOC: ALÉM DO PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, OS GOVERNADORES DE OITO ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL SÓ SERÃO CONHECIDOS NO DIA 31 DE OUTUBRO, DEPOIS DA DISPUTA DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES. 

LOC: EM 17 ESTADOS OS CANDIDATOS AO GOVERNO CONSEGUIRAM MAIS DE 50 POR CENTO DOS VOTOS E FORAM ELEITOS EM PRIMEIRO TURNO. 

TÉC: Com índice de abstenção geral de 18 por cento, os 111 milhões 188 mil 759 eleitores que participaram da votação deste domingo escolheram os nomes que vão governar 17 estados brasileiros. Falta decidir oito governadores de estado e o do Distrito Federal. Estão na disputa: em Alagoas, Teotônio Vilela, do PSDB, e Ronaldo Lessa, do PDT; no Amapá, Lucas Barreto, do PTB, e Camilo Capiberibe, do PSB; em Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, e Iris Resende, do PMDB; no Pará Simão Jatene, do PSDB, e Ana Julia Carepa, do PT; na Paraíba Ricardo Coutinho, do PSB, e Zé maranhão, do PMDB; no Piauí, Wilson Martins, do PSB, e Silvio Mendes, do PSDB; em Rondônia Confúcio Moura, do PMDB, e João Cahulla, do PPS, e em Roraima, Neudo Campos, do PP, e Anchieta, do PSDB. No Distrito Federal, a disputa do segundo turno terá Agnelo Queiroz, do PT, e Weslian Roriz, do PSC. Também será decidido no dia 31 de outubro o nome de quem vai ocupar Palácio do Planalto nos próximos 4 anos: Dilma Roussef, do PT, que teve 46 por cento dos votos validos, ou José Serra, do PSDB, que ficou com 32 por cento. No segundo turno, como no primeiro, também haverá voto em transito, ou seja, eleitores que estiverem fora de sua cidade poderão votar para presidente, como explicou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski. (Ministro) Sou testemunha que foi um voto tranqüilo porque votei em transito também. é um voto que foi dado apenas o ao presidente da república. evidentemente cabe ao eleitor decidir se ele vai votar ou não no segundo turno, onde ele pretende votar. não há nenhuma vinculação entre o primeiro e segundo turno, ele já deve ter se habilitado para votar no segundo turno. quem se habilitou teve a opção de dizer que irá votar apenas no primeiro turno em transito ou no primeiro e no segundo turno. (Repórter) A campanha para o segundo turno já começa oficialmente nesta terça-feira, dia 5. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV tem início em 16 de outubro e termina no dia 29, último dia também para a divulgação de propaganda eleitoral paga, na imprensa escrita e na Internet, bem como para a realização de debates. Comícios, carreatas e campanhas com alto-falantes terminam na quinta-feira, dia 28. No domingo dia 31, a votação também será das 8 às 17 horas. 
04/10/2010, 01h22 - ATUALIZADO EM 04/10/2010, 01h22
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00