Aprovado projeto sobre convocação de estudantes da área de saúde para o serviço militar — Rádio Senado

Aprovado projeto sobre convocação de estudantes da área de saúde para o serviço militar

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU DOIS PROJETOS QUE TRATAM DA CONVOCAÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE PARA O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO.

LOC: A INTENÇÃO DOS PROJETOS É IMPEDIR QUE AS AÇÕES JUDICIAIS PREJUDIQUEM A CONVOCAÇÃO DOS MÉDICOS, DENTISTAS FARMACÊUTICOS E VETERINÁRIOS PARA PRESTAR SERVIÇO MILITAR, POR MEIO DO ESTAGIO DE ADAPTAÇÃO E SERVIÇO DAS FORÇAS ARMADAS. 

O Estagio de Adaptação e Serviço das Forças Armadas é destinado aos jovens formados na área de saúde. Durante um ano eles trabalham em postos do exército, marinha e aeronáutica dentro da sua área de formação. São convocados para o serviço os jovens que não fizeram o serviço militar obrigatório aos 18 anos de idade. Dois projetos originados na Câmara dos Deputados e aprovados pela Comissão de Educação do Senado querem dar segurança jurídica para a convocação e beneficiar os profissionais que participam do programa, como a pontuação extra para os candidatos aos programas de residência médica. Segundo o senador Augusto Botelho, do PT de Roraima e relator da proposta na comissão, a iniciativa ajuda a manter o quadro de profissionais qualificados nas Forças Armadas. Ele explica que em comunidades isoladas, como na região amazônica, os médicos militares são a única garantia de atendimento de saúde. (Augusto Botelho) ¿São nos postos avançados que tem das forças armadas dentro da Amazônia, que os indígenas e populações ribeirinhas têm assistência médica e odontológica. Nós temos agora dificuldades pro exercito e marinha pra convocação dos médicos por decisões judiciais que impedem isso.¿ (Ana) O senador Marco Maciel, do Democratas de Pernambuco, elogiou a iniciativa. Para ele, o Senado precisa apoiar todas as iniciativas que aumentem a presença do Estado nas regiões mais isoladas. (Marco Maciel) Porque a Amazônia é uma região muito desprotegida e carente de recursos institucionais para enfrentar suas adversidades e também porque na medida em que nos reforcemos o apoio logístico e institucional da Amazônia nós estaremos criando condições pro desenvolvimento harmônico do país. (Ana) O projeto de lei garante às Forças Armadas o direito de adiar a convocação dos estudantes de medicina, odontologia, farmácia e veterinária, para prestar o serviço militar depois da conclusão do curso. O tempo dedicado ao serviço militar será considerado como pontuação adicional nos processos de seleção para os programas de residência médica e concursos públicos. Os dois projetos ainda serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e pela de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado antes de seguir para a sanção.
09/08/2010, 02h21 - ATUALIZADO EM 09/08/2010, 02h21
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00