Senado aprova projeto que determina planejamento para evitar inundações — Rádio Senado

Senado aprova projeto que determina planejamento para evitar inundações

LOC: AS CIDADES BRASILEIRAS DEVEM ADOTAR NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHORAR O SISTEMA DE ESCOAMENTO DAS CHUVAS E EVITAR INUNDAÇÕES.

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO DO SENADOR RENATO CASAGRANDE APROVADO PELAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DEFESA DO CONSUMIDOR E DE INFRA-ESTRUTURA DO SENADO.

TÉC: Em diferentes regiões do Brasil, as chuvas provocam alagamentos, queda de barreiras e de encostas, além de imensos prejuízos à população atingida. No início do ano, por exemplo, as enchentes em São Paulo deixaram 50 cidades em situação de emergência ou de calamidade pública e mais de 70 pessoas morreram no Estado. Recentemente, as fortes chuvas que atingiram o Nordeste deixaram mais de 150 mil desabrigados e provocaram a morte de quase 60 pessoas em Alagoas e Pernambuco. O senador Renato Casagrande disse que muitas vezes essas inundações são provocadas por uma concepção ultrapassada de obras de escoamento. Segundo Casagrande, com o avanço das cidades, as águas pluviais não têm mais como penetrar no solo e acabam formando verdadeiros rios. O projeto do senador do PSB do Espírito Santo determina que o planejamento de obras de saneamento inclua, a partir de agora, sistemas de redução da velocidade na drenagem de águas das chuvas. O relator da matéria, o então senador Wellington Salgado, do PMDB mineiro, elogiou a iniciativa para minimizar os danos causados pelas enchentes. (SALGADO - 0210 D 03) ¿Existe tecnologia capaz de minorar, quiçá evitar os malefícios provocados pelas enchentes, de modo que a promover a retenção de água pluvial no sistema de drenagem e ao possibilitar a infiltração de água no solo essas técnicas buscam minimizar os impactos decorrentes dessa corredeira que se forma¿ (REP) A proposta foi aprovada nas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Infraestrutura e encaminhada para a análise da Câmara dos Deputados.
19/07/2010, 01h54 - ATUALIZADO EM 19/07/2010, 01h54
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00