Senadores dos estados atingidos pelas chuvas pedem ajuda ao Executivo
LOC: SENADORES DE ALAGOAS E PERNAMBUCO PEDIRAM O APOIO DO GOVERNO E DA SOCIEDADE NO ENFRENTAMENTO DA CATÁSTROFE CAUSADA PELAS CHUVAS NOS DOIS ESTADOS.
LOC: QUARENTA E CINCO MORTES JÁ FORAM CONFIRMADAS E O NÚMERO DE DESABRIGADOS ULTRAPASSA OS 160 MIL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
A situação nos dois estados levou parlamentares alagoanos e pernambucanos a ocuparem a tribuna do senado para pedir o apoio do governo federal e da sociedade no atendimento às populações atingidas. O senador João Tenório, do PSDB de alagoas, pediu a suspensão imediata da dívida do estado com a união. (JOÃO TENÓRIO) São 45 milhões de reais mensais, agora absolutamente imprescindíveis à reconstrução do estado. É impossível quantificar os prejuízos causados pela enchentes, certo é que todo o apoio se faz necessário. (Celso) já o senador marco maciel, do democratas de pernambuco, reclamou que seu estado tem recebido uma parcela muito reduzida do orçamento federal. (MARCO MACIEL) compulsando aqui dados do orçamento geral da união 2010 observo que pernambuco foi contemplado com apenas 0,24 por cento dos recursos, o que é algo extremamente reduzido. nós fomos um dos estados que menos recebeu recursos para prevenção e preparação para desastres. (Celso) o senador Renan Calheiros, do PMDB alagoano, pediu que a população brasileira continue enviando doações para as vítimas das cheias. Segundo Renan, o governo federal está empenhado na solução do problema, inclusive com linha especial de crédito para reerguer as casas destruídas. (RENAN CALHEIROS) nos dois estados são 116 mil desabrigados. Por isso o governo vai lançar um programa especial do minha casa minha vida para alagoas e para Pernambuco. para reerguer as casas não enfrentará a burocracia e os recursos serão depositados diretamente nas contas das empresas encarregadas de refazer as casas que a enchente levou. (Celso) nesta quinta-feira, integrantes da força nacional de segurança chegaram a alagoas e Pernambuco para combater os saques e ajudar no resgate das vítimas. O presidente lula também viajou para a região, onde sobrevoou as áreas atingidas.